Compra de Materiais!
5
ITENS QUE PRECISAM SER ANALISADOS NA COMPRA DE MATERIAL PARA LABORATÓRIO
O pedido foi feito para o setor de
compras, mas o mesmo não levou em consideração algumas especificações técnicas
para a aquisição dos materiais de laboratório e vieram itens errados.
Antes de resolver o problema é preciso,
primeiramente, entender o papel da área de compras em um laboratório de
análises clínicas.
Esse setor é responsável pelos pedidos
de equipamentos e materiais de laboratório. É papel de compras realizar as
operações com a maior eficiência e assertividade possível, garantindo a melhor
relação entre preço, qualidade, prazo e condições de pagamento.
Para reduzir minimamente as aquisições
erradas, cabe ao setor manter atualizado o catálogo de produtos relacionados ao
processo produtivo, bem como eliminar as redundâncias de itens.
Na parte de gestão de pedidos, a área
deve entender todo o escopo do que está sendo solicitado e conferir com o
responsável caso haja dúvidas. Faz parte desse processo:
Analisar corretamente o pedido
Aprovar com o solicitante
Gerar a ordem de compra
Acompanhar a entrega
Conferir os itens entregues
Qual a maneira correta ao realizar compras,
como deve ser a conduta do profissional do departamento de compras?
Comentários
Pode-se considerar compras como função administrativa, separada por diversos estágios que se relacionam entre si e necessitam de decisões a ser tomadas, associadas a qualidade, quantidade, origem, cronograma e custo de aquisição.
E o profissional desta área, não basta ser ético, ele tem que parecer,o mesmo também tem que evitar ações e comunicações que pareçam impróprias e que possam vir atingir a própria imagem para o lado negativo e principalmente não deixar que interesses pessoais e amizades interfiram nas compras.
É preciso encontrar o balanço adequado entre fornecedores, clientes, valor de custo e entrega dos produtos. Planejar os objetivos do modelo de gestão dá sua empresa, ter um controle de dados rigoroso, para assim saber exatamente o que comprar. Uma lista de fornecedores confiáveis, com preços acessíveis e bons prazos de entrega, tendo também uma boa relação com eles. Procurar os preços mais acessíveis sem prejudicar a qualidade final do produto. Sempre manter os dados atualizados para saber a demanda de seus produtos, tipos de materiais oferecidos, quantos produtos são vendidos e em quanto tempo. O objetivo de qualquer empresa é gerar lucros e aumentar o número de clientes, sendo preciso conhecer o público-alvo para atender a demanda.
Primeiro estabeleça objetivos do modelo de gestão da empresa e reúna diferentes setores para estabelecer uma meta viável e realista. É necessário o controle rigoroso dos dados da empresa, pois através desta ferramenta que se monitora os produtos que precisam ser adquiridos para manter seu negócio ativo.
Os fornecedores devem ser confiáveis, entregar materiais de qualidade com preços acessíveis; bons prazos de entrega e deve-se manter a lista de fornecedores sempre atualizada.Um bom relacionamento com os fornecedores é muito importante, pois dessa forma poderá favorecer muito a empresa nas negociações de compra, com finalidade em adquirir orçamentos mais acessíveis sem perder a qualidade final do produto.
Ter uma boa gestão de estoque, já que estoque parado é um dinheiro investido sem retorno(até o momento), sendo assim, é recomendado que encontre de maneira inteligente a forma de manter o estoque.
O estoque de segurança não pode ser dispensado, pois:
•Melhora o nível de serviço
•Atua como proteção contra qualquer aumento
•Protege a empresa e seus clientes de qualquer incerteza que pode acontecer na demanda do produto
Realizar a análise de vendas, para conhecer a demanda dos produtos, os tipos de materiais oferecidos, número de produtos vendidos e em quanto tempo.Dessa forma também passa a conhecer seu público-alvo, o que é indispensável para estar aumentando suas vendas.
O bom profissional em um departamento de compras ao realizar compras de materiais deve saber usar de estratégia e fazer um bom investimento que traga lucro para a empresa, onde sem agir de maneira precipitada deve analisar quais sãos às necessidades, objetivos de tais compras , capacidade de estoque seguido de uma boa gestão , relação com os fornecedores , disposição e conhecimento dos clientes e o custo de todo processo . Uma boa gestao do estoque e de grande influência para um bom sucesso nas compras pois evita desperdícios , ou falta de materiais, que consequentemente gera prejuízo para a empresa, onde mantém-se um bom controle do estoque fornecendo as informações necessárias dos produtos , transações e um bom estoque de segurança .Seguida de uma boa gestão o bom profissional se preocupa também na qualidade do material comprado , juntamente do bom conhecimento do vendedor para que aja uma boa negociação com confiança , parceria e ótimos produtos adquirindo um bom preço na compra desses materiais , para que não interfira na venda do produto final.
Um bom profissional no setor de compras e suprimentos tem de ter um comportamento ético e moral o que é esperado e exigido; além de ter que prestar atenção quando o mesmo for comprar, procurando não se envolver em situações que fogem do seu papel e de sua função, o profissional desse setor deve fazer negócios corretamente, pois agindo desta forma ele ira mostrar aos seus fornecedores que ali eles não conseguiram nada imoralmente.
Uma maneira de se realizar compras seria:
O profissional fazer uma relação do que se deve comprar ao certo, ver se ele realmente precisa comprar aquilo.
Deve-se também pesquisar os preços e fornecedores de tenham um bom prazo de entrega.
Se organizar para efetuar a compra, prever mudanças de preços no mercado;
Sempre checar se aquilo que esta sendo solicitado realmente precisa comprar, para que não se tenha produto em excesso ou falte produto etc.
As compras devem ser realizadas para suprir as necessidades, ele deve programar quando necessário para não ter despesas ou comprar demais e não ter a onde guardar a mercadoria.
O profissional de compras jamais pode esquecer que não está comprando para ele mesmo, mas para a empresa em que trabalha. E é sempre desse modo que ele tem que pensar ao analisar os orçamentos dos fornecedores.
As compras devem ser realizadas de acordo com a demanda e sincronizadas com o estoque, produção ou venda da empresa, sempre baseada em um histórico ou estudo de mercado, levando em consideração produtos sazonais e datas comemorativas, a fim de evitar a falta ou o excesso de produtos gerando prejuízo a empresa, uma prática de extrema importância é a cotação, onde se relacionam os produtos objetos da compra e compara entre 3 fornecedores no mínimo, parcerias também são de grande valia nessas transações.
Logo o profissional de compras tem que agir sempre com ética e moral, a fim de realizar transações saudáveis respeitando não só a própria empresa assim como seus fornecedores, parceiros, concorrentes e seus clientes.
A principal função do profissional especialista em compras é reabastecer determinada empresa, os produtos que ela tem a oferecer a fim de captar clientes e realizar vendas externas.
Para ser bem sucedido em suas ações como especialista em compras é fundamental que estratégia e organização estejam presentes na forma do profissional atuar, são essas ações de extrema importância já que o mal planejamento e reabastecimento de estoque podem causar complicações, desde o excesso e acumulo de mercadorias guardadas até a falta de produtos no estoque. O que pode afetar não somente a empresa mas também os seus consumidores, e com eles a falta de confiança na mesma.
O profissional tem que ser comprometido com a sua função mantendo uma conduta moral e ética a fim de não prejudicar o seu departamento.
O profissional do setor de compras, deve ser uma pessoa que tenha ética, comprometimento com seu serviço. Sendo assim estando sempre atento no seu estoque para manter um controle, sabendo quando comprar ou quando já tiver o necessário, para não haver desperdício ou falta, e de preferencia sempre vendo com antecedência para que não haja problemas futuramente. Com isso podendo manter uma organização, tendo os produtos identificados e pondo à frente sempre os produtos que já esta à mais tempo no estoque do que os novos, saber negociar corretamente trazendo benefícios para a empresa e claro sempre estando por dentro dos preços, principalmente dos concorrentes para sempre que necessário fazer ajustes mantendo o controle do seu estoque.
O responsável pelo setor de compras deve se atentar a qual método ira utilizar para as compras , sendo mais vantajoso comprar os produtos rápido, assim que surge a necessidade ou se é mais prudente aguardar para efetuar a melhor compra possível. O responsável deve ser ético ,não deve apenas focar na parte de compras mas também de estoque, um local inadequado para a estocagem dos equipamentos pode vir a gerar perdas ,tanto de tempo quanto dinheiro, e fazer cair por terra toda sua logística para a aquisição do material reaquerido.
O profissional da área de compras além de ser um negociador nato, tem que ter uma boa relação com todos os setores da empresa para estar sempre antenado nas necessidades de compras de cada setor, para que assim não haja falhas, como por exemplo, comprar demais ou comprar menos do que realmente necessita do produto solicitado. Portanto o profissional de compras tem que ser uma pessoa comprometida, com boa relação com profissionais do setor de estoque e dos demais setores, ter total noção do sistema logístico da empresa, prever mudança de preços para não haver prejuízos futuros com estoque parado, e manter um padrão de qualidade na hora das aquisições.
Entre as responsabilidades do profissional da área, uma das principais é selecionar o fornecedor e ter uma boa relação com o mesmo, uma atividade estratégica na qual vai determinar o quanto a sua empresa vai ganhar na parceria entre comprador-fornecedor, tal parceria tem que ser ética onde ambos buscam vantagens para suas empresas e nunca fecham negócios por interesses pessoais. Por isso o profissional de compras tem que ser acima de tudo ético e seguir a risca o código de conduta ética que a empresa estabelece.
Para Chaves " A atividade de compras consiste em obter do ambiente externo a empresa os materiais, produtos e os serviços necessários ao seu total funcionamento, nas quantidades e prazos estabelecidos, respeitando os níveis de qualidade e ao menos preço que seja possível no mercado."
O departamento de compras em uma empresa é algo que a sua integridade, efetividade, lealdade, ética o comprometimento entre outros são módulos em que o mesmo não precisa nem se preocupar porque tem que ser natural o uso desses exemplares a cima.
A empresa tem que ter o seu próprio método de se desenvolver, mas pensando em um contexto geral um modo de se dizer correto é o que a empresa consiga manter um dos seus principais objetivos, metas, visão e valores e não esquecendo de seu ponto de equilíbrio, você mantendo isso em efetividade e conseguindo ter uma margem de lucro para manter sua empresa é o método mais simples de demonstrar o seu perfil de qualidade, um modo correto de se realizar as tais compras de sua empresa e também a conduta profissional.
Para fazer boas compras é preciso encontrar o balanço adequado entre fornecedores, clientes, valor de custo e entrega dos produtos.é preciso encontrar o balanço adequado entre fornecedores, clientes, valor de custo e entrega dos produtos.
O profissional do departamento de compras tem que estar muito bem envolvido com o mercado, sempre atualizado e com uma boa comunicação para manter um bom relacionamento com os fornecedores de sua empresa, deve sempre buscar soluções criativas para qualquer eventualidade que aconteça.
O profissional de compras tem que ter ciência de todos os materiais existente em sua empresa, comprometimento com a empresa, cuidado no excesso de compra de um determinado produto, estar sempre ligado nos produtos que a empresa mais exige (demanda), e o mais importante os fornecedores, aliados chave para o processo de cada empresa, uma boa parceria pode gerar uma vasta possibilidade de negociação, programar entregas para aqueles produtos que tem mais demanda, e um zelo maior na trajetória da mercadoria até a empresa.
Compras, embora seja uma função do cotidiano de nossas vidas, é imprescindível o conceito da atividade, que significa procurar e providenciar a entrega de materiais, na qualidade especifica e no prazo necessário, a um preço justo, para o funcionamento,a manutenção ou ampliação da empresa.
Um profissional de compras deve manter a atenção em muitas coisas como: Preços, fornecedores, qualidade dos produtos, condições de pagamento etc.