Compra de Materiais!

5 ITENS QUE PRECISAM SER ANALISADOS NA COMPRA DE MATERIAL PARA LABORATÓRIO

O pedido foi feito para o setor de compras, mas o mesmo não levou em consideração algumas especificações técnicas para a aquisição dos materiais de laboratório e vieram itens errados.

Antes de resolver o problema é preciso, primeiramente, entender o papel da área de compras em um laboratório de análises clínicas.

Esse setor é responsável pelos pedidos de equipamentos e materiais de laboratório. É papel de compras realizar as operações com a maior eficiência e assertividade possível, garantindo a melhor relação entre preço, qualidade, prazo e condições de pagamento.

Para reduzir minimamente as aquisições erradas, cabe ao setor manter atualizado o catálogo de produtos relacionados ao processo produtivo, bem como eliminar as redundâncias de itens.

Na parte de gestão de pedidos, a área deve entender todo o escopo do que está sendo solicitado e conferir com o responsável caso haja dúvidas. Faz parte desse processo:

Analisar corretamente o pedido
Aprovar com o solicitante
Gerar a ordem de compra
Acompanhar a entrega
Conferir os itens entregues


Qual a maneira correta ao realizar compras, como deve ser a conduta do profissional do departamento de compras? 

Comentários

Unknown disse…
Além das principais atividades como, selecionar, qualificar, avaliar o desempenho, negociar contratos, comparar preços, qualidade e serviço de fornecedores, programar compras, estabelecer termos de vendas, prever mudanças de preços, manter padrão de qualidade etc o profissional de compras deve ser muito comprometido com um código de ética que tenha completo controle da/do integridade pessoal dentro e fora da empresa, competência pessoal, cumprimento das legislações que afetam os negócios, conflito de interesses, manifestações de hospitalidade e presentes, confidencialidade de informações empresariais, comportamento ético nas negociações, ecoeficiência e responsabilidade social.
Unknown disse…
José Henrique Lima de Andrade - A compra não é um fim em si mesma, e tem como função principal coordenar a sua atividade, aliada e em sintonia com outras importantes fases desenvolvidas pela organização. A atividade de compra implementa o trabalho dos outros departamentos, pela aquisição de insumos necessários para a realização dos trabalhos da instituição.
Pode-se considerar compras como função administrativa, separada por diversos estágios que se relacionam entre si e necessitam de decisões a ser tomadas, associadas a qualidade, quantidade, origem, cronograma e custo de aquisição.
Unknown disse…
Amanda da Rocha Patez - A função deste departamento é manter o fluxo de materiais dentro dá empresa em busca de melhores produtos e materiais do local externo para sua empresa, e seu objetivo é aumentar o reconhecimento e a relação entre seus clientes internos e externos dando a eles melhor qualidade de atendimento, serviço e preço , e para que isto ocorra é necessário que este profissional esteja sempre alerta com a concorrência e também com seus fornecedores, programar suas comprar para que não ocorra a falta como também não acumule material, escolhas na qualidade do produto e seus fornecedores, estabelecer prazo de entrega, estar sempre alerta no hoje e no amanhã caso ocorra algum imprevisto tanto no preço como no produto, estes são alguns elementos necessários para que o profissional do departamento de compras mantenha este em ordem e trazer ótimas qualidades dentro dá empresa, hoje este profissional se tornou muito fundamental dentro das empresas pelo fato deste manter um controle de entrada e assim podendo diminuir problemas de outros setores sendo um deste problemas a falta de materiais.
Unknown disse…
Um bom profisional da area de compras, deve ao receber o pedido, analisar cada produto solicitado, efetuar as cotações de acordo com as especificações solicitadas e após conseguir o melhor preço, a melhor condição de pagamento e entrega, mostrar o resultado ao solicitante para conseguir a aprovação e então poder efetivar a compra. Desta forma não havera erros no pedido e isso não atrapalhara o andamento da empresa, que quando recebe um produto errado por falha do depto de compras acaba sofrendo diretamente com isso.
Unknown disse…
E preciso saber selecionar e qualificar fornecedores,avaliar o desempenho dos mesmos,negociar contratos,comparar preços, qualidade e serviços,programar as compras,estabelecer os termos das vendas,prever mudanças de preços, serviços e demanda,especificar a forma em que os produtos devem ser recebidos,manter o investimento em estoque e desperdício em um nível mínimo e entre outras atividades,pois estas são umas das principais para se realizar corretamente uma compra.
E o profissional desta área, não basta ser ético, ele tem que parecer,o mesmo também tem que evitar ações e comunicações que pareçam impróprias e que possam vir atingir a própria imagem para o lado negativo e principalmente não deixar que interesses pessoais e amizades interfiram nas compras.
Unknown disse…
Thais Silva - 3adm - O departamento de compras deve analisar a necessidade da compra, ou seja programar as compras para evitar excesso ou falta de materiais, o prazo para entrega, e a qualidade do produto ao ser entregue. Esses profissionais devem ser comprometidos, responsáveis, atenciosos e éticos, estando sempre atentos as necessidades de seu público, tendo cuidado com seus concorrentes e buscando sempre os melhores fornecedores e preços.
Unknown disse…
Pâmella. 3Adm- Hoje em dia devemos considerar o setor de compras como um setor estratégico para a empresa,que tem como objetivo o aumento do lucro, através das estratégicas que serão aplicadas nesse setor. Ao realizar as compras é necessário desde o começo o acompanhamento do colaborador responsável,onde ele terá que verificar prazos, preços, qualidade dos produtos, e principalmente se atendem as necessidades da empresa. Além disso um bom relacionamento om os fornecedores é essencial,a fim de te-lo como parceiro e não só como prestador de serviços. Nao podemos esquecer outro fator muito importante que é a negociação. Para um profissional de compras é essencial a ética dentro e fora do trabalho, pois o colaborador tem contato direto com muitas informações sobre a organização.
Unknown disse…
Rafaela Dias 3ADM3
É preciso encontrar o balanço adequado entre fornecedores, clientes, valor de custo e entrega dos produtos. Planejar os objetivos do modelo de gestão dá sua empresa, ter um controle de dados rigoroso, para assim saber exatamente o que comprar. Uma lista de fornecedores confiáveis, com preços acessíveis e bons prazos de entrega, tendo também uma boa relação com eles. Procurar os preços mais acessíveis sem prejudicar a qualidade final do produto. Sempre manter os dados atualizados para saber a demanda de seus produtos, tipos de materiais oferecidos, quantos produtos são vendidos e em quanto tempo. O objetivo de qualquer empresa é gerar lucros e aumentar o número de clientes, sendo preciso conhecer o público-alvo para atender a demanda.
Unknown disse…
Michael Omori - 3ADM3

Primeiro estabeleça objetivos do modelo de gestão da empresa e reúna diferentes setores para estabelecer uma meta viável e realista. É necessário o controle rigoroso dos dados da empresa, pois através desta ferramenta que se monitora os produtos que precisam ser adquiridos para manter seu negócio ativo.

Os fornecedores devem ser confiáveis, entregar materiais de qualidade com preços acessíveis; bons prazos de entrega e deve-se manter a lista de fornecedores sempre atualizada.Um bom relacionamento com os fornecedores é muito importante, pois dessa forma poderá favorecer muito a empresa nas negociações de compra, com finalidade em adquirir orçamentos mais acessíveis sem perder a qualidade final do produto.
Ter uma boa gestão de estoque, já que estoque parado é um dinheiro investido sem retorno(até o momento), sendo assim, é recomendado que encontre de maneira inteligente a forma de manter o estoque.

O estoque de segurança não pode ser dispensado, pois:
•Melhora o nível de serviço
•Atua como proteção contra qualquer aumento
•Protege a empresa e seus clientes de qualquer incerteza que pode acontecer na demanda do produto

Realizar a análise de vendas, para conhecer a demanda dos produtos, os tipos de materiais oferecidos, número de produtos vendidos e em quanto tempo.Dessa forma também passa a conhecer seu público-alvo, o que é indispensável para estar aumentando suas vendas.
Unknown disse…
Guilherme Martins Mendes - 3 ADM3
O bom profissional em um departamento de compras ao realizar compras de materiais deve saber usar de estratégia e fazer um bom investimento que traga lucro para a empresa, onde sem agir de maneira precipitada deve analisar quais sãos às necessidades, objetivos de tais compras , capacidade de estoque seguido de uma boa gestão , relação com os fornecedores , disposição e conhecimento dos clientes e o custo de todo processo . Uma boa gestao do estoque e de grande influência para um bom sucesso nas compras pois evita desperdícios , ou falta de materiais, que consequentemente gera prejuízo para a empresa, onde mantém-se um bom controle do estoque fornecendo as informações necessárias dos produtos , transações e um bom estoque de segurança .Seguida de uma boa gestão o bom profissional se preocupa também na qualidade do material comprado , juntamente do bom conhecimento do vendedor para que aja uma boa negociação com confiança , parceria e ótimos produtos adquirindo um bom preço na compra desses materiais , para que não interfira na venda do produto final.
Unknown disse…
Mayli Vianna - 3ADM3
Um bom profissional no setor de compras e suprimentos tem de ter um comportamento ético e moral o que é esperado e exigido; além de ter que prestar atenção quando o mesmo for comprar, procurando não se envolver em situações que fogem do seu papel e de sua função, o profissional desse setor deve fazer negócios corretamente, pois agindo desta forma ele ira mostrar aos seus fornecedores que ali eles não conseguiram nada imoralmente.
Uma maneira de se realizar compras seria:
O profissional fazer uma relação do que se deve comprar ao certo, ver se ele realmente precisa comprar aquilo.
Deve-se também pesquisar os preços e fornecedores de tenham um bom prazo de entrega.
Se organizar para efetuar a compra, prever mudanças de preços no mercado;
Sempre checar se aquilo que esta sendo solicitado realmente precisa comprar, para que não se tenha produto em excesso ou falte produto etc.
Unknown disse…
João Tineu 3ADM3
As compras devem ser realizadas para suprir as necessidades, ele deve programar quando necessário para não ter despesas ou comprar demais e não ter a onde guardar a mercadoria.
O profissional de compras jamais pode esquecer que não está comprando para ele mesmo, mas para a empresa em que trabalha. E é sempre desse modo que ele tem que pensar ao analisar os orçamentos dos fornecedores.
Unknown disse…
Ana Elvira
As compras devem ser realizadas de acordo com a demanda e sincronizadas com o estoque, produção ou venda da empresa, sempre baseada em um histórico ou estudo de mercado, levando em consideração produtos sazonais e datas comemorativas, a fim de evitar a falta ou o excesso de produtos gerando prejuízo a empresa, uma prática de extrema importância é a cotação, onde se relacionam os produtos objetos da compra e compara entre 3 fornecedores no mínimo, parcerias também são de grande valia nessas transações.
Logo o profissional de compras tem que agir sempre com ética e moral, a fim de realizar transações saudáveis respeitando não só a própria empresa assim como seus fornecedores, parceiros, concorrentes e seus clientes.
Daniel Marinho disse…
Daniel Marinho 3ADM3

A principal função do profissional especialista em compras é reabastecer determinada empresa, os produtos que ela tem a oferecer a fim de captar clientes e realizar vendas externas.
Para ser bem sucedido em suas ações como especialista em compras é fundamental que estratégia e organização estejam presentes na forma do profissional atuar, são essas ações de extrema importância já que o mal planejamento e reabastecimento de estoque podem causar complicações, desde o excesso e acumulo de mercadorias guardadas até a falta de produtos no estoque. O que pode afetar não somente a empresa mas também os seus consumidores, e com eles a falta de confiança na mesma.
Ana Paula disse…
A maneira melhor ao realizar compras é manter uma boa relação entre preços, prazos , condições de pagamento além de manter atualizado o catálogo de produtos.
O profissional tem que ser comprometido com a sua função mantendo uma conduta moral e ética a fim de não prejudicar o seu departamento.
Unknown disse…
Júlia Rufino-3ADM3
O profissional do setor de compras, deve ser uma pessoa que tenha ética, comprometimento com seu serviço. Sendo assim estando sempre atento no seu estoque para manter um controle, sabendo quando comprar ou quando já tiver o necessário, para não haver desperdício ou falta, e de preferencia sempre vendo com antecedência para que não haja problemas futuramente. Com isso podendo manter uma organização, tendo os produtos identificados e pondo à frente sempre os produtos que já esta à mais tempo no estoque do que os novos, saber negociar corretamente trazendo benefícios para a empresa e claro sempre estando por dentro dos preços, principalmente dos concorrentes para sempre que necessário fazer ajustes mantendo o controle do seu estoque.
Unknown disse…
Antonio Carlos 3ADM3

O responsável pelo setor de compras deve se atentar a qual método ira utilizar para as compras , sendo mais vantajoso comprar os produtos rápido, assim que surge a necessidade ou se é mais prudente aguardar para efetuar a melhor compra possível. O responsável deve ser ético ,não deve apenas focar na parte de compras mas também de estoque, um local inadequado para a estocagem dos equipamentos pode vir a gerar perdas ,tanto de tempo quanto dinheiro, e fazer cair por terra toda sua logística para a aquisição do material reaquerido.
Unknown disse…
Leonardo Rodrigues - 3ADM

O profissional da área de compras além de ser um negociador nato, tem que ter uma boa relação com todos os setores da empresa para estar sempre antenado nas necessidades de compras de cada setor, para que assim não haja falhas, como por exemplo, comprar demais ou comprar menos do que realmente necessita do produto solicitado. Portanto o profissional de compras tem que ser uma pessoa comprometida, com boa relação com profissionais do setor de estoque e dos demais setores, ter total noção do sistema logístico da empresa, prever mudança de preços para não haver prejuízos futuros com estoque parado, e manter um padrão de qualidade na hora das aquisições.
Entre as responsabilidades do profissional da área, uma das principais é selecionar o fornecedor e ter uma boa relação com o mesmo, uma atividade estratégica na qual vai determinar o quanto a sua empresa vai ganhar na parceria entre comprador-fornecedor, tal parceria tem que ser ética onde ambos buscam vantagens para suas empresas e nunca fecham negócios por interesses pessoais. Por isso o profissional de compras tem que ser acima de tudo ético e seguir a risca o código de conduta ética que a empresa estabelece.
Unknown disse…
Erick Chagas 3ADM - As compras para as empresas é a "ponta do icebergue", o começo de todo o processo, por conta disso o profissional de compras deve ser qualificado e atencioso, sempre atento com imprevistos e ligado com o estoque para não haver escassez de produtos vindo a prejudicar todo o processo e setores da empresa.
Unknown disse…
Kennedy Paulo - 3ADM3
Para Chaves " A atividade de compras consiste em obter do ambiente externo a empresa os materiais, produtos e os serviços necessários ao seu total funcionamento, nas quantidades e prazos estabelecidos, respeitando os níveis de qualidade e ao menos preço que seja possível no mercado."
O departamento de compras em uma empresa é algo que a sua integridade, efetividade, lealdade, ética o comprometimento entre outros são módulos em que o mesmo não precisa nem se preocupar porque tem que ser natural o uso desses exemplares a cima.
A empresa tem que ter o seu próprio método de se desenvolver, mas pensando em um contexto geral um modo de se dizer correto é o que a empresa consiga manter um dos seus principais objetivos, metas, visão e valores e não esquecendo de seu ponto de equilíbrio, você mantendo isso em efetividade e conseguindo ter uma margem de lucro para manter sua empresa é o método mais simples de demonstrar o seu perfil de qualidade, um modo correto de se realizar as tais compras de sua empresa e também a conduta profissional.
Unknown disse…
Bianca Albuquerque Cardoso 3ADM3

Para fazer boas compras é preciso encontrar o balanço adequado entre fornecedores, clientes, valor de custo e entrega dos produtos.é preciso encontrar o balanço adequado entre fornecedores, clientes, valor de custo e entrega dos produtos.
O profissional do departamento de compras tem que estar muito bem envolvido com o mercado, sempre atualizado e com uma boa comunicação para manter um bom relacionamento com os fornecedores de sua empresa, deve sempre buscar soluções criativas para qualquer eventualidade que aconteça.
Unknown disse…
Lucas Marcelino Araújo 3ADM - Como todo profissional independente da área de atuação, deve ser comprometido e ético no trabalho, um profissional de compras não é diferente, alem do perfil que deve ter exigido pela empresa essa pessoa deve ser simpática e proativa nos afazeres para que tenha um bom relacionamento e "jogo de cintura" com clientes e fornecedores, sempre atento e atencioso a cada mudança, seja em quantidade de produtos, preço ou entrega, deve-se estar focado nos imprevistos para que a empresa não seja prejudicada e o processo não pare. A pesquisa desse profissional deve ser abrangente buscando sempre o melhor preço, forma de pagamento, tempo de duração(um expert em logística), o responsável pela área de compras é núcleo de todo o processo, ele(a) fará tudo funcionar da devida forma.
Unknown disse…
Edilson Santiago- 3ADM
O profissional de compras tem que ter ciência de todos os materiais existente em sua empresa, comprometimento com a empresa, cuidado no excesso de compra de um determinado produto, estar sempre ligado nos produtos que a empresa mais exige (demanda), e o mais importante os fornecedores, aliados chave para o processo de cada empresa, uma boa parceria pode gerar uma vasta possibilidade de negociação, programar entregas para aqueles produtos que tem mais demanda, e um zelo maior na trajetória da mercadoria até a empresa.
Unknown disse…
Leandro Alves - 3ADM
Compras, embora seja uma função do cotidiano de nossas vidas, é imprescindível o conceito da atividade, que significa procurar e providenciar a entrega de materiais, na qualidade especifica e no prazo necessário, a um preço justo, para o funcionamento,a manutenção ou ampliação da empresa.
Um profissional de compras deve manter a atenção em muitas coisas como: Preços, fornecedores, qualidade dos produtos, condições de pagamento etc.

Postagens mais visitadas