Os jovens estão cada vez mais perdendo espaço no mercado de trabalho!

A TRIBUNA

Gol abre processo seletivo para profissionais com mais de 50 anos

A iniciativa integra o programa Gol Para Todos

Da Estadão Conteúdo                                     26/06/2017 - 20:48 - Atualizado em 26/06/2017 - 20:49         

Com 14 milhões de desempregados, o mercado anda difícil para profissionais de todas as idades. No entanto, um perfil tradicionalmente enfrenta complicações maiores para se recolocar: o de brasileiros acima de 50 anos. 
É justamente esse perfil que a companhia aérea Gol pretende priorizar daqui para frente, segundo o diretor de Recursos Humanos da companhia, Jean Carlo Nogueira. Nesse primeiro momento, a empresa vai destinar os profissionais sobretudo para equipe de atendimento, tanto por telefone quanto diretamente nos aeroportos.
Segundo o executivo, esse tipo de funcionário tende a nutrir uma relação de maior comprometimento com as tarefas institucionais. "Observamos que nossa equipe de call center, com diversos profissionais acima dos 60 anos, possuía um alto grau de c
comprometimento e entusiasmo com a função. Então, decidimos ampliar isso e trazer mais equilíbrio para o dia a dia da empresa", explica. 
A iniciativa integra o programa Gol Para Todos, focado em medidas de inclusão e diversidade dentro da empresa.
Nogueira afirma que não há restrição de cargos e todos os perfis serão analisados igualmente. Segundo ele, cerca de 50 oportunidades são abertas todos os meses pela companhia.
Os interessados em trabalhar na empresa podem candidatar-se diretamente no site da companhia.

Comentários

Será que a falta de responsabilidade e comprometimento está levando as empresas a começarem a rever os professos de contração para determinados cargos?
Unknown disse…
Eu acho essa iniciativa muito importante, pois muitas empresas (Carrefour e Extra) já haviam adotado essa forma de contratação. Admitir funcionários com uma idade avincada é interessante levando 'se em consideração não só a experiência profissional que esse colaborador vai trazer na bagagem, mas também por alimentar a autô estima pelo fato desua pessoa se sentir valorizada. Muitas empresas deveriam adotar essa idéia.
Boa tarde Wilma, na verdade este fator está acontecendo porque os jovens estão cada vez mais preocupados em se qualificar para o mercado de trabalho com cursos em escolas técnicas e faculdades, porém estão se esquecendo de algo muito importante a primeira formação de todas, que é a formação básica que deve vir de casa, ou seja, estão chegando nas empresas cheios de diplomas e certificados, porém cada vez mais mal educados.
E, má educação faz com que a pessoa não tenha comprometimento com nada, não é capaz de falar bom dia, por favor, muito obrigado, com licença, me desculpe.
Sem está formação básica que é a primeira e que deve ser dada em casa, não adianta nada ter vários diplomas, pode ser Doutor, Mestre, Bacharel, Tecnólogo, Técnico que nenhuma destas titulações qualificam a pessoa para assumir um cargo dentro de uma empresa, ou seja, nem para fazer limpeza de banheiro está qualificado.
Porque, se não tem educação, como terá comprometimento com as regras da empresa que devem ser cumpridas a risca, será o funcionário que sempre chega atrasado, falta constantemente, simula situações de doença com atestados médicos, e tão pouco cumprem com as metas da empresa.
Não tem responsabilidade nenhuma, e é exatamente por este motivo que os jovens estão perdendo espaço no mercado de trabalho.
Unknown disse…
Olá professor Marcelo.
Esse é um tema a qual me pergunto diariamente sobre isso,até quando e qual seria o diferencial até mesmo para mim dentro de uma nova empresa com a idade que ja possuo.
Visto que para mim, as bases são: os princípios e a educação,currículo gratuito e menos visível hoje.
Escolas e faculdades lotadas de * frequentadores * não mais alunos, *professores mal assalariados * não mais mestres * pais bolsistas * não mais guias de luta , um confronto de valores e comprometimentos.
O que um dia foi importante, hoje se faz apenas como obrigações, não existe o prazer em descobrir, em ser , em fazer a diferença mas sim em ter.
Acredito que por essa razão não somente essa empresa mas muitas outras ja conseguem enxergar o que falta na sua evolução, o que soma e o que tira, é simplismente a lado humanitário.
O básico, o mínimo, o respeito não só ao próximo mas simplismente a vida.
O que essas pessoas mais * maduras * ainda possuem, não são diplomadas como muitos jovens, mas trazem na bagagem a credibilidade, educacao, comprometimento e o respeito pela vida na certeza de que vale a pena sempre tentar , sempre aprender e se colocam a disposição para quaisquer situação que lhes sejam dadas e levam isso a pulso firme com uma única meta: vale a pena acreditar e fazer o melhor sempre.
Boa noite Francine, infelizmente será preciso resgatar os valores morais das pessoas.
Hoje a preocupação está voltada em ter, e não em ser, os pais com as preocupações do dia a dia, trabalham muito para poder dar o melhor em bens materiais aos seus filhos, mas esquecem de dar o que realmente os filhos precisam que é a educação e o amor, assim formando uma sociedade totalmente perturbada e corrompida, por este motivo não temos tantas pessoas realmente qualificadas para o mercado de trabalho.
Antigamente as pessoas escolhiam uma profissão por amor, hoje as escolhas são feitas com a seguinte observação, qual ramo de mercado paga mais, qual oferece mais estabilidade e a garantia de emprego fixo por tempo realmente indeterminado.
Podemos observar o aumento de pessoas que prestam concursos públicos para poderem se encostar em uma vaga.
Sempre ouvimos falar que o Médico não atende bem porque ganha mal, que o policial se corrompe porque ganha mal e que o professor ganha mal por este motivo não faz uma aula de qualidade, isso tudo não é verdade se estes profissionais ou pelo menos é assim que deveriam ser chamados não trabalham corretamente isso não acontece por causa do salário baixo, mas pela falta de educação e de ética que eles não têm e não fazem questão em ter, e também não dá para dizer que não aprenderam esses conceitos, muitas vezes não querem aceitar.
Ícaro Gusmão. disse…
Boa tarde professor, infelizmente sou obrigado a concordar com você e a Francine.
É claro que status é muito bom serve para aumentar a nossa auto estima, mas é melhor ainda se for conquistado com probidade, e os jovens de hoje por não ter a educação básica não consegue valorizar esse critério. Mas não posso generalizar porque também enxergo lado da dificuldade que é entrar para o mercado de trabalho, as vezes o jovem carrega com ele um passado um pouco conturbado, digamos que quando ele entrou para faculdade ele era otimista tinha uma educação exemplar, porém finalmente se formou e viu que o mercado não é tão sereno como pensava, e começa a levar um não atras do outro, então essa atitude acaba contaminando o seu conceito sobre a sociedade e ele se entrega para o verdadeiro caos, e deixando todos os seus princípios de lado. E quando ele finalmente consegue a estabilidade profissionalmente falando, não tem mais aquele, amor ou desejo de exercer a sua profissão, que tinha tanto orgulho de dizer quando estava estudando-a.
Boa tarde Ícaro, todos passam por problemas e dificuldades, também concordo que algumas pessoas tem um passado conturbado, quanto a educação que vem do berço é algo que nunca se esquece, ou se perde com o passar do tempo são ensinamentos que são levados para o resto da vida.
Por isso não da para dizer que a pessoa muda de uma hora para outra porque se sente injustiçado, ou porque não lhe deram a oportunidade que ele julga ser merecedor, como diz o ditado um erro não justifica o outro.
Quando alguém é ético não se deixa contaminar mesmo que tudo esteja virado de pernas para o ar, ninguém perde os seus valores e deixa princípios de lado.
Todos devem escolher uma profissão que realmente amem, não escolher uma profissão simplesmente pelo dinheiro porque com certeza não será profissional mas alguém que está apenas em busca de ter, e não de ser.
Unknown disse…
Bom dia a todos. Achei os pontos de vista de cada um aqui muito interessantes. Um dos fatores que na minha opinião causa determinado receio na hora de contratar pessoas mais jovens, principalmente em cargos de atendimento ao público, é o uso excessivo de gírias que fazem cada vez mais parte da linguagem das pessoas.
Observamos que quanto mais jovem, mais "diferenciado" é o vocabulário usado pela pessoa. Entretanto, cabe a cada um saber como se portar em todas as situações. É extrema falta de bom senso, uma pessoa trabalhar em um ambiente de seriedade, e utilizar o vocabulário que usaria com uma turma de amigos, por exemplo. Nesse aspecto, eu sou obrigada a concordar que sim, essa parcela de pessoas acaba "manchando" a imagem dos outros jovens. Porém, não acredito que a falta de educação se deva ao único fato dos mais novos terem "perdido a noção" de comportamento. Acredito eu, que educação é algo vindo de berço, e assim como há adolescentes mal educados, há também pessoas mais velhas sem um pingo de empatia e respeito ao próximo. Isso vai do caráter de cada um. E é para isso que servem as entrevistas de emprego, para se analisar comportamentos, testar o temperamento, a paciência, a escrita, a linguagem, entre outros aspectos pessoais que podem agregar bem à empresa, ou descartar o candidato de determinada vaga completamente.
Unknown disse…
Conforme o entendimento do artigo da Atribuna trata-se de um assunto muito critico que poderia ser visto de outra forma porquê, não pensarmos que hoje em dia a área de trabalho está dificil para ambas as partes e que fazendo algo do tipo como esta empresa, abrindo uma excesão para pessoas mas de idade por terem mas experiencia, por ser mas dificil a aceitacão no mercado de trabalho.
A experiencia de vida vai se passando conforme o tempo e que se houver pessoas com mais idade no ambiente de tratrabalho possa ter uma possibilidade dos jovens aprenderem tambem.
Unknown disse…
Bom dia Professor !
Bom, realmente é um assunto polemico, pois por conta de uma pequena parcela todos acabam ganhando a "fama". não discordo do pensamento do rapaz de recursos humanos, pois acreditado no que ele disse todos serão analisados igualmente. mas sinceramente falando, hoje em dia com esta crise e todas estas "percas de valores " corre-se o risco de ainda não acertar quando se escolhe pela idade. pois com todos esses avanços até estas pessoas estão entrando no "embalo". como disse a Francine no comentário anterior temos que resgatar nossos valores. a culpa do caos atual não é só dos governantes mas é nossa também. somos nós que decidimos, somos nos que trilhamos, somos nos que pagamos, e que recebemos por isso também. assim, agora infelizmente não temos como reverter isto, mas podemos mudar hoje para amanha nossos filhos, netos e bisnetos não passem por isso. nos sabemos quais são estes valores nos sabemos os seus benefícios e oque ele gera no mundo porque de certa forma (digo por mim que ainda sou nova ) vivemos pelo menos um pouco do que era e de como era antes. e se a gente não buscar mudar, melhorar nada disso vai adiantar muito. a escolha é de cada um porem o resultado é para todos. eu procuro dia -a -dia pensar assim e tento passar isso para os meus filhos. mas não só pra eles mas para todos que sejam próximos a mim, não que isso seja a receita ou que eu esteja tentando mudar o mundo, mas eu procuro buscar, resgatar e passar . não espero também mudar ninguém com isso mas que pelo menos eu as ajude a pensar porque muitas vezes as pessoas tomam decisões por impulsos ou porque se acham minoria.
Unknown disse…
Bom dia professor Marcelo e a todos que aqui acessam.
Com certeza este é um fato verídico.As coisas hoje em dia não estão fáceis pra ninguem,e as empresas são o alvo direto da "crise" então o que estiver em domínio de seus administradores para decidir o que é melhor pra empresa é óbvio que eles vão fazer, por exemplo demitindo pessoas que não tem comprometimento e responsabilidade. Citando o exemplo de uma loja de venda de roupa, se o atendente for um mal educado, não irá conseguir clientes e como eu disse no começo as coisas não estão fáceis então este logo será demitido assim dando lugar à alguém competente que faça a empresa prosperar.E em relação ao texto os jovens são visto como um só, que por a maioria ter uma imagem de irresponsabilidade faz com que todos outros "paguem o Pato" é claro que existe jovens de 18 com mentalidade de 30 e isso pode ser demonstrado numa entrevista, mas muitas vezes isso não é possível porque muitas empresas não dão a oportunidade dos jovens se candidatarem e sim a oportunidade vai pra pessoas mais experientes.
Obrigado professor Marcelo.E um bom dia à todos.
Dyego 1°ADM3 etec de Itanhaém
Unknown disse…
Boa tarde Pessoal, acredito que os valores e conceitos sobre educação, respeito e responsabilidade estão sendo perdidos de geração em geração uma vez que a cada geração, os pais afrouxam mais na educação de seus filhos, hoje em dia os jovens não tem mais respeito/responsabilidade como era há 50 anos. Vejo isso porque minha mãe e eu temos quase 40 anos de diferença e percebo que a rigidez na educação que tive não é aplicada em famílias o qual os progenitores são mais jovens. Sabe aquela história de que os pais bastavam olhar pros seus filhos quando algo lhes desagradavam e o filho já entendia o recado?! Hoje o jogo se inverteu e muitas vezes são os filhos que "mandam" nos pais, isso gera gerações cada vez mais mimadas e despreparadas para o convívio em uma sociedade saudável. Estamos vivendo um momento em que as pessoas lutam cada vez mais por liberdades, mas me pergunto, qual é o limite da liberdade para que não se torne libertinagem?! Creio que é este o motivo o qual muitas empresas estão optando por contratar pessoas mais velhas, pois certamente visão ter como empregados em sua empresas, pessoas com educação mais polida, dedicação na tarefa e responsabilidade naquilo que se propõe a cumprir.
Bruna Rodrigues disse…
Boa noite professor!
Concordo com o que senhor disse a respeito da falta de educação em alguns adolescentes hoje em dia. A cada geração que passa, parece que a responsabilidade diminuí e a "folgadisse" aumenta. Alguns jovens acham que estão fazendo um favor para as pessoas por estarem ali ou fazendo determinada tarefa,por outro lado, conheço muitos na fase da adolescência que têm muita maturidade e consciência de seus direitos e deveres, que se esforçam e se dedicam. Talvez o status tenha certa influência, mas nada justifica a falta de educação com todos a sua volta.
Unknown disse…
Boa noite professor!
Eu concordo plenamente com o que o senhor disse sobre os jovens, concordo que eles estão ficando cada vez mais desrespeitosos em relação a suas tarefas,esquecendo da simples educação básica, e pessoas com mais idade preserva o respeito independente da pessoa e suas características alem deles terem mais paciência com as pessoas já os jovens andam estressados,não adianta uma pessoa ter requisitos profissionais se não tem o minimo de ética, mas acho que esse jovens estão manchando a imagem dos que realmente estão se esforçando
e que tentam se esforçar ao máximo.
Unknown disse…
Boa Noite professor
Eu concordo com o senhor, atitudes como a dessa empresa irão qualificar melhor o mercado de trabalho, pois irá priorizar o funcionário como um todo, não somente se ele está ou não qualificado para o determinado cargo, e isso influenciará diretamente na sociedade, deixando as pessoas mais comprometidas e educadas com os demais.
Unknown disse…
Boa noite, professor.
Até concordo com essa iniciativa da empresa, e que os mais velhos possuem uma melhor educação e respeito ao próximo, mesmo que sejam básicos como "bom dia, boa tarde, por favor, obrigado e me desculpe".
Mas também acredito que nem todos os jovens possuem essa falta de respeito, e que isso vem da criação de cada um. Muitos pais estão deixando que os seus filhos se guiem, façam o que quiserem e ajam como quiserem muito cedo, onde muitas vezes se perdem, perdem suas responsabilidades e perdem o seu respeito em troca de lazer.
Unknown disse…
Juliana Sosa, Etim Logística-Sede

Olá Professor! Boa Noite.
Super concordo com tudo que foi dito pelo senhor. Os jovens de hoje em dia preocupados com a formação esquecem que o mais importante de tudo, algo que vai além de todo conhecimento e toda formação que ele adquiriu, é a educação que vem de casa.
Podemos ser muito bem qualificados, com várias faculdades, exercer qualquer função, mas tudo isso dentro de uma empresa/organização não vai valer de nada se formos mal educados e "folgadinhos". Temos que ser profissionais , mas primeiramente temos que ser humanos, educados, que saibam que nada é maior do que a educação, em qualquer situação, em qualquer momento.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Boa noite professor Marcelo!

Concordo com a iniciativa da empresa, e com muitos fatos relatados nos comentários anteriores, porém, acredito que estejam generalizando de certa forma, pois em muitos casos, os jovens possuem uma educação adequada, com uma boa formação, só faltando a experiência que é adquirida ao longo do tempo... Acredito que esse problema da falta de educação sempre existiu, mas, agora que está aumentando cada vez mais, com os avanços tecnológicos, mudanças, novos hábitos etc
Hoje em dia os jovens buscam maiores aprimoramentos em seus conhecimentos, com certificados e diplomas, mas tem a grande falta da educação, que como relatado acima, é primordial, que vem desde nossas casas, com o auxílio dos pais. Sendo assim, na minha opnião,os pais também possuem grande responsabilidade desse fato atual.
Vale destacar que, com os avanços tecnológicos, os jovens também se destacam bastante, pois os mais experientes,apesar de possuirem maior indice de educação, possuem a prática, porém, maiores dificuldades sob os avanços tecnológicos. Há também a questão dos aponsentados, de acordo com algumas empresas, com seus salários altos, é preferível contratar os jovens, pois assim, gera menores gastos para a empresa/organização.
Um dos fatores que destacam os experientes sob os jovens é a credibilidade do mercado, pois muitas empresas preferem os mais experientes, os conhecidos no mercado atual, ou seja, aquele que já é conhecido na área, tendo assim, mais experiência, conhecimentos etc

Letícia Cunha/ Etim- Logística (Sede)
Unknown disse…
Yan Lima, Etim Logística-Sede

Concordo com o senhor, não importa o quanto de de diplomas que você tenha o importante é ter experiencia , sem ela não conseguiremos o trabalho , se você estiver concorrendo a uma vaga de emprego e não tiver experiencia no que você ira exercer tem uma gigantesca chance de alguém pegar a sua vaga.
Unknown disse…
Khatriny Sousa - Etim sede
Boa noite professor!
Concordo plenamente, pois o mercado de trabalho recrutou muitos jovens (não tão capacitados), muita das vezes pela questão do salário (jovens geralmente ganham menos). Deve dar sim, oportunidade para quem tem mais experiência, porém esse valor deveria ser equilibrado. Existem jovens capacitados no mercado de trabalho que estão a procura de experiência e um bom emprego, nossa geração tem se dedicado à isso, a querer "crescer" na vida (meu ponto de vista).
Anônimo disse…
Gabriel Gimenes, Etim logística-sede

Olá professor, concordo parcialmente com a atitude da empresa, pessoas de maior idade pela sua experiência de vida realmente sabem como tratar e lidar com uma pessoa e realmente foram abertos cargos inicialmente nas áreas de atendimento pois apostam na paciência e vivência dessa pessoa de mais idade para que possa proporcionar um melhor atendimento aos seus clientes, porém também há uma variedade de jovens no mercado de trabalho que estão procurando uma oportunidade e fariam de tudo por uma vaga, pelo jovem estar entrando agora no mercado de trabalho a empresa pode utilizar isso ao seu favor pois ele não tem vícios organizacionais e está apto a conselhos e tudo que possa ajuda-lo em sua carreira.
Luana Valente - Etim-Logística
Boa noite professor!
É uma ótima iniciativa as empresas reverem os contratados que estão trabalhando na empresa, porque a maioria são jovens querendo um espaço no mercado de trabalho mais jovens as vezes incapacitados.
Hoje em dia, os jovens só pensam em fazer um curso qualquer que possa dar bastante lucro e pronto, e assim deixam a ética, os valores, o respeito de lado.
Acho super legal essa iniciativa de dar oportunidade para aqueles com mais de idade mais que ainda podem estar no mercado de trabalho, porque mesmo sendo mais velhos, são educativo, responsáveis e éticos.
Do que adianta ter vários diplomas sem ao menos ter tido experiência e capacitação?
Silas Bovolin - Etim Logística
Boa noite professor!
Sobre as empresas estarem priorizando a contratação de pessoas de idade mais avançada, eu acredito que isso acontece por conta da falta de experiência dos jovens, pois a maior parte deles priorizam os curso, diplomas e uma boa formação acadêmica, porém esquecem que todos esses conhecimentos são ganhos através da teoria e, quando exercem sua função, não conseguem efetua-la com eficiência, porque não tem o conhecimento prático. Já os idosos têm mais experiência nos trabalhos, podem até não serem formados e graduados, mas sabem exercer suas funções. Por isso, os jovens perdem espaço no mercado de trabalho. Para reverter esta situação, devem ser implantadas aulas práticas, tanto nos cursos e formações profissionais, como na própria escola fundamental e média. Também devem dar oportunidades de trabalho excepcionalmente para os jovens, um cargo pequeno sem grande importância, para adquirir experiência e, como benefícios secundários, a ética e o conhecimento.
Unknown disse…
Cleiton - Etim Logística

Devo concordar com a opinião do Diretor de Recursos Humanos da empresa Gol, "os funcionários com maior idade possuem maior experiência". Porém isto é algo que devemos parar pra pensar. Estes "senhores" a anos atrás eram jovens sem experiência alguma de vida, e foi trabalhando e aprendendo que eles adquiriram a carga que eles tem hoje. O jovem de atualmente é a mesma coisa, tudo que ele precisa para conseguir se encaixar nos "padrões" da empresa é tempo, e acho que isto não é algo difícil de se conseguir fornecer a um novo funcionário (até por que ele precisa passar por treinamento antes de engressar na sua carteira registrada).
Noemi disse…
Olá professor!
É uma pena que os jovens não somem seus certificados com comprometimento, educação e respeito!
Concordo com seu ponto de vista a respeito, e arrisco dizer que esse pode ser um valioso aviso a nós, leitores e jovens que estamos entrando no mercado de trabalho e começando nossa vida profissional.

NOEMI/ ETIM LOGÍSTICA
Unknown disse…
Igor Alexandre - Etim Logística - Sede.

Boa noite professor!
Na minha opinião a ação das empresas de estarem preferindo profissionais mais experientes é plausível, pois eles sabem exercer suas funções corretamente, além de possuírem conhecimento para lidar com certas coisas. Mas os jovens, por mais que não possuam tanta experiência, estão ali para aprender através de dicas dadas por outros funcionários e com isso evoluir com a empresa.
Unknown disse…
Gabrielle Alves 1LGEM1

Boa noite, professor!
Bom, cada empresa tem seu perfil de funcionários, então é compreensível que em algumas áreas seja melhor a contratação de pessoas mais experientes, ainda mais agora que está difícil prosseguir as etapas até a pessoa chegar no perfil estimado pela empresa. Mas pode-se também levar em consideração que, as pessoas que estão ingressando agora na sua vida profissional pode ter um bom funcionamento dentro da mesma, mesmo que não tenha muita experiência em algumas tarefas, com o tempo pode adquirir, e hoje em dia, o que os jovens mais dominam são os aparelhos eletrônicos, e o mundo está girando em torno disso, e o que dizem é que, os jovens são o futuro do país, não é mesmo?
Unknown disse…
boa noite a todos.
Na minha concepção, a falta de comprometimento vem afetando o mercado de trabalho, em um momento o qual uma forte crise abala o país, os mais jovens, ainda inexperientes na área acabam sendo prejudicados pela imaturidade, irresponsabilodade e falta de comprometimento com suas devidas funções. Já o profissional mais velho, entende a necessidade de manter um emprego, precisa posteriormente conseguir manter primordialmente sua casa e sua familia, então se esforça ao maximo para conseguir manter-se ativo no mercado de trabalho. Além disso, já a vários casos que está saindo mais barato manter um funcionáruo mais experiente do que um jovem que ingressa no mercado de trabalho. Hoje em dia o jovem se vê supervalorizado, e acaba requisitando um salário maior do que um funcionário experiente está disposto a receber. Há varios motivos pelos quais os jovens estão perdendo oportunidades no mercado de trabalho, esse é apenas um deles, vale ressaltar que não generalizo a situação, há vários jovens que são muito dedicados a seus cargos e tendem apenas a crescer profissionalmente. Mas porém, será que enquanto o jovem perde espaço no mercado de trabalho, os mais experientes estão ganhando essas vagas? Ou será que estamos todos perdendo vagas no mercado?

Roberto Carlos-Etim+logística/PG
Unknown disse…
Boa noite, professor! Como vai?
Então, concordo com o que o senhor disse acima.
Atualmente, os jovens estão chegando nas empresas dotados de diplomas , mas a empresa não visa somente a isso, ela visa também o comportamento, comprometimento do funcionário como um todo.
Não adianta você ter todos os certificados, diplomas etc, se você não tem o comportamento adequado dentro da empresa, a educação (tratando bem seus clientes interno e externos), que é o básico, necessário.
Alguns ainda falam uma linguagem informal dentro da empresa (como por exemplo: gírias), chegam atrasados, faltam etc... Não tem uma postura profissional, como a de alguém mais experiente, que vem de uma educação, convivência e estilo de vida totalmente diferente.
Pelo fato de alguns jovens praticarem esses hábitos negativos, passam a imagem de que o jovem, ao todo, é irresponsável e não está preparado para o mercado de trabalho.

Petryck. 1ADM3 - Itanhaém
Unknown disse…

Letícia Lorenzo 1ADM3 ETEC de Itanhaém

Olá, professor.
Com certeza pode-se dizer que sim, a maioria dos jovens não tem responsabilidade ou comprometimento com o trabalho e isso faz com que as empresas olhem para pessoas mais velhas e experientes.
Eu diria que uma das razões é provavelmente por serem mal educados e desrespeitosos desde a época de escola, onde deveria ter um preparamento e aprendizado para um futuro profissional. É muito raro ver escolas que realmente se preocupam em controlar e educar propriamente seus alunos. Porém, também acredito que boa parte dos jovens tendem a pensar levianamente em relação a um emprego por acreditarem que estão no auge de sua idade e podem arrumar facilmente outra coisa. Devemos levar em consideração a facilidade que se tem hoje em dia de começar negócios próprios, principalmente pela internet ou outros meios de comunicação.
São nesses detalhes que a diferença de gerações aparecem. Como por exemplo, anos atrás a pressão para se ter uma profissão e um emprego fixo era muito maior do que hoje em dia.
Nos dias atuais se tem em mente que se algo não der certo sempre podemos tentar outra coisa, o que não chega a ser um pensamento ruim, mas me leva a crer que pode haver uma grande negligência no comprometimento de um jovem contratado.
Unknown disse…
Boa tarde professor Marcelo
Sim. Acredito que não somente em algumas áreas, mas se abrangendo para todas as áreas dentro da empresa. A falta de responsabilidade tem sido empecilho em contratações para todas as idades , sendo em sua maioria causado por jovens por diversos fatores. O jovem que vai entrar no mercado de trabalho , terá que se acostumar com o ganho de responsabilidade e comprometimento, coisa que provavelmente ao decorrer de sua vida ainda não ocorreu, o que gera uma visão ruim das empresas com relação aos jovens de hoje, mesmo com faculdade e cursos, é visado muito a experiencia de trabalho da pessoa, afinal curso e faculdade não é receita de um bom funcionário.
Márcio Alves Miguel 1ADM3 ITANHAÉM
Julia Cardoso disse…
JULIA CRISTINA CARDOSO - 2STEM - ETEC PRAIA GRANDE

Eu acredito que sim, professor. Muitos jovens demonstram ser irresponsáveis e esse pode ser um dos motivos que acabou fazendo com que as empresas decidissem contratar pessoas mais velhas. No meu ponto de vista, uma pessoa com idade acima de 50 anos já teve contato com diversos problemas no ambiente de trabalho e com isso adquiriu algum tipo de conhecimento com a situação, e caso se depare com algo semelhante no futuro, poderá resolve-la da melhor forma possível. Além disso, a pessoa já conviveu com pessoas de personalidades totalmente distintas e talvez tenha uma maior facilidade de se comunicar com as pessoas. Entretanto, a maioria dos jovens não possui essa experiência e pode acabar não sendo um funcionário que agrade a empresa. Por mais que um jovem possa ter mais disposição que um idoso, isso não significa que ele execute a tarefa da melhor forma possível, podendo então, gerar problemas para a empresa.
Unknown disse…
Milene De Lima 2stem1 - Extensão ETEC de Praia Grande

Com certeza a irresponsabilidade e a falta de comprometimento estão sim evidentemente afetando os processos de contratação das empresas, como já citado muitos jovens são irresponsáveis e acredito que isso seja o maior motivo das empresas estarem optando pela contratação de pessoas mais velhas, assim como acredito que a falta de experiencia também seja um fator considerável na hora da contratação. Porem se uma empresa opta-se por não contratar jovens a generalização da irresponsabilidade desses não seria benéfica para a empresa.
Johny disse…
Johny Kerstin 2STEM1 -EXTENSÃO ETEC DE PRAIA GRANDE
Certamente que há de se pensar sobre a responsabilidade que a nova geração possui e com isso a lucratividade para empresas, como por exemplo a Gol. Todavia, tamanha generalização pode ser colocada como uma falsa ideia ou uma ilusão, já que pessoas acima de 50 anos possuem um desempenho um tanto quanto mais fraco, uma vez que os mais jovens buscam quaisquer formas de experiencia, enquanto os mais velhos já têm suas "manias". Logo, é muito mais simples ensinar algo a pessoas mais novas do que a pessoas com mais idade e, talvez, essa busca por pessoas mais velhas nesse cargo seja dada devido a sua disponibilidade que é maior do que alguém que está iniciando no mercado de trabalho ou, pode ser expresso como a experiencia que eles adquiriram durante seu tempo de serviço, o que faz com que a empresa queira passar um tom de sofisticação à moda antiga, o que também pode ser prejudicial a novos pensamentos que auxiliariam no crescimento da empresa nessa área mais administrativa.
Ainda sim, para certos cargos é notável essa divisão de idade, aonde podemos analisar a Alemanha que, aos 50 anos de vida uma pessoa está no ápice de sua carreira em uma linha de montagem por exemplo, devido sua afinidade com os equipamentos e conhecimentos que vão mais além do que iniciantes. No entanto, conseguimos analisar, por exemplo, a idade máxima para exercer as funções de cargo público devido a consequências da idade e afins.
De toda forma, assim como iniciei, a divisão por idade nem sempre é um fator decisivo, afinal cultura indifere de experiência.
Adriana disse…
Olá boa tarde professor!
Esse é um ótimo assunto para se discutir; principalmente numa época de crise como a nossa.
Acredito que as empresas que estão adotando esse novo sistema, prezam pela qualidade, responsabilidade, respeito e a tão falada educação.
Tais empresas querem prestar um serviço de qualidade, mas para isso necessitam de funcionários responsáveis e respeitosos. O que só é possível quando se tem uma boa educação. Mas não falo somente da educação acadêmica, falo daquela educação que deveríamos ter recebido em casa (educação para a vida). Aquela educação que nos permite entrar e sair de qualquer lugar de cabeça erguida, porque aprendemos a falar com as pessoas, a expor nosso ponto de vista sem precisar ofender, gritar ou brigar com ninguém. Aprendemos a ter responsabilidade com nossos compromissos.
Talvez por esses motivos o mercado de trabalho esteja preferindo funcionários de mais idade, experientes na vida. O que é preocupante para os jovens,porque vão perdendo espaço no mercado de trabalho.
Mas talvez essa mudança faça os jovens acordarem para a vida e verem que existe mundo além de seu próprio umbigo.
Adriana disse…
1ADM3 ETEC ITANHAÉM

REFERENTE AO ÚLTIMO COMENTÁRIO.
b.a. malik disse…
Bianca Acayaba
2ifem - Extensão Balneário Maracanã/Praia Grande.

Como citado em aula, os jovens perdem cada vez mais espaço no mercado de trabalho por conta da falta de uma bagagem que vem do berço, a educação, onde os mesmos buscam desenfreadamente uma formação acadêmica sem ao menos possuírem o básico, ética e cidadania. Parte da culpa é a valorização de uma formação curricular do que uma formação como pessoa, a sociedade busca cada dia mais o “ter” e não o “ser”. Um grande exemplo são os pais que dão presentes para suprir as necessidade de afeto e educação de seus filhos, gerando uma criança sem educação e focalizada em bens materiais, sem compromisso e mal-educada. E o que as empresas menos desejam são funcionários que não possuem compromisso com o trabalho que exercem, que não são educados (que nem ao menos dizem bom dia) e extremamente ambiciosos (que prezam somente a si). Assim, existe a busca por profissionais mais velhos, pois os mesmo carregam consigo a responsabilidade, comprometimento e também o amor na prestação de serviços.
Unknown disse…
Lucas Vinicius Salvador Lopes
2ifem - Extensão Balneário Maracanã/Praia Grande.

Atualmente com nosso pais em uma situação economicamente lastimável podemos enfatizar um ponto especifico, nossa economia tende a procurar uma mão de obra mais barata para exercer a mesma função dos funcionários do passado, entretanto quando nós olhamos para nosso mercado atualmente podemos ver que as empresas estão optando por mais experiencia e qualificação, do que realmente uma mão de obra mais barata. Alguns pontos nos podemos colocar em nossa discussão como por exemplo a educação de nossos jovens que está cada dia mais deplorável... Ao chegar em uma entrevista podemos observar uma grande diferença entre o mais experiente e o mais novo com uma ambição mais elevada, são poucos hoje os jovens que dão “Bom dia”, “Boa tarde”, “O senhor precisa de algo a mais? ” e etc. Já os mais experientes tendem a exercer todos esses modos de forma mais adequada.
Podemos enfatizar também o fato da experiencia, de uma especialização e qualificação para os cargos que os mais velhos tendem a ter, assim podendo influenciar na contratação do mais novo e mais velho, mas temos o fator dos salários que geralmente estão em um patamar mais alto que os jovens para exercer a mesma função logo variando de empresa para empresa a contratação, porém observando a tendência temos o mais velho com sua educação e experiencia como principal opção da maioria das empresas
Este comentário foi removido pelo autor.
1adm3 - ETEC de Itanhaém
Boa tarde professor.
Eu concordo com o que o senhor disse sobre o jovem conquistar diplomas, mas infelizmente esquecer a educação em casa. Acredito que, no caso dessas empresas isso está sendo levado em consideração, uma vez que os jovens de hoje em dia estão buscando cada vez mais diplomas e certificados e usando cada vez menos a educação básica nos ambientes de trabalho, fazendo com que a fama de "irresponsáveis" ou "mal educados" seja generalizada, resultando com que as empresas optem em não se arriscarem ao contratar um jovem, e contratando alguém com mais experiência e que já saiba como o sistema funciona.
Lívia Cestaro disse…
Lívia Cestaro, 1QUEM1 -Sede
Eu acredito que ultimamente, com a inflação do país, muitas pessoas perderam seus empregos e dentre elas, estão pessoas com mais de 50 anos. Muitos jovens não estão apenas se baseando no ensino médio e sim, estão sempre procurando algo novo, uma maneira de se manter mais informado dentro de sua área de trabalho. Entretanto, essas pessoas com mais de 50 anos, estão tomando o lugar dos "jovens" por sua experiência. Então, acredito que seria necessário uma espécie de "equilíbrio" de jovens, pessoas acima de 50 anos e pessoas dentre essas faixas etárias para um melhor rendimento da empresa (tendo seus funcionários impulsionados a realizar seu trabalho) e para o país, economicamente.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Jonathan Alves 1adm3 Itanhaem

Creio eu que isso deve se a falta de responsabilidade dos jovens de hoje em dia, não são todos mas muitos estão se formando as custas dos pais,vão a faculdade para beber e brincar, e quando se forma não sabe nada . não procura se qualificar mais. Quando arruma emprego quer viver a vida que tinha na faculdade no emprego.. Chegar atrasado. Fazer apenas o que é pedido e quando não faz mal feito. E essa classe de jovens prejudica uma outra parcela de bons jovens que tem a imagem suja e não consegue espaço no mercado de trabalho.
Unknown disse…
Jonathan Alves 1adm3 Itanhaem

Creio eu que isso deve se a falta de responsabilidade dos jovens de hoje em dia, não são todos mas muitos estão se formando as custas dos pais,vão a faculdade para beber e brincar, e quando se forma não sabe nada . não procura se qualificar mais. Quando arruma emprego quer viver a vida que tinha na faculdade no emprego.. Chegar atrasado. Fazer apenas o que é pedido e quando não faz mal feito. E essa classe de jovens prejudica uma outra parcela de bons jovens que tem a imagem suja e não consegue espaço no mercado de trabalho.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Henrique Souza 1Adm3 Itanhaém

Eu acredito que a falta de educação dos jovens de hoje pode ser um dos fatores para que haja a preferência de pessoas mais experientes para o cargo, mas também pode ser a preferência apenas para aquela determinada função, como por exemplo se o cargo exige mais resistência e força física é preferível alguém mais jovem, porém se for algo que exige calma e preferível alguém mais experiente.
Unknown disse…
Paulo Aquino Cichetto.
2IFEM1 - ETEC de Praia Grande Extensão Balneário Maracanã.
Boa tarde professor.
O senhor tocou em um ponto crítico que hoje a sociedade em si se encontra.
A questão defendida na reportagem é a recolocação de brasileiros, acima dos 50 anos, no mercado de trabalho. Com essa iniciativa integradora, há a busca de profissionais que possuem tanto a experiência adquirida em base de uma construção gradual, fundamentada em um ensino profissionalizante, quanto em um alicerce embasado em respeito, ética e comprometimento para com o trabalho.
Com este quesito, os comentários seguiram uma linha de raciocínio que se refere ao jovem (generalizando-o) como uma pessoa hoje mal-educada, que não possui uma essência almejada pelas empresas, essa "bagagem que vem do berço". Mas eu sou, em alguns itens, contrário.
É fato que os jovens hoje utilizam de um vocabulário mais xucro, e que tendem a ser menos prestativos e mais arrogantes perante seus empregadores. Na minha opinião este fato não deve ser generalizado, muito menos ser fruto de uma classificação para tais. Desse modo, apoio, em meu argumento, o comentário de Iara Santos, a qual preza pelo resgate de valores.
Como o senhor já disse em sala de aula, o jovem (generalizando) é de tal forma rotulado, pois o progenitor o ensinou a ser assim (ou no caso não houve ensino). E se hoje, buscarmos a mudança, seja ela como a simples repartição de tarefas entre os membros de uma família, ou na perspectiva dos jovens quando confundem desejo e direito, e ainda fazer parecer que seus chefes são como pais, os quais tem que resolver as coisas para eles, tende a qualifica-los e assim prepara-los para o tão concorrente mercado de trabalho.
Unknown disse…
É muito importante essa valorização de pessoas de idade avançada devido a sua experiência, porém não acho correto que idosos sejam priorizados no mercado de trabalho. Cada vez mais, o jovem tem sido desvalorizado, em muitos casos, com razão. Porém não se deve generalizar um grupo de pessoas que, por conta da sua vitalidade, pode ser muito mais produtivo do que idosos. Se essa crescente desvalorização continuar, em companhia da má conduta do jovem, futuramente haverá um país em que boa parte da população não possui a mínima experiência para exercer a função de um determinado cargo, o que seria uma enorme desvantagem tanto para as empresas, quanto para o jovem que precisa do emprego.
Stefany 2ifem - Extensão Balneário Maracanã/Praia Grande.
Unknown disse…
Bianca Reverte
2ifem - Etec de Praia Grande Extensão Balneario Maracanã

Olá professor
Penso que essa iniciativa pode ter seu lado bom e ruim. Muitas empresas evitam contratar pessoas mais velhas por achar que não vai dar muito rendimento, porém as pessoas mais velhas tendem a ter muita experiência e conhecimento, além de serem mais responsáveis. O lado ruim é que o jovem fica sem essa oportunidade, já que está começando a vida adulta, precisa juntar dinheiro para as futuras despesas. Assim se vc der prioridade a um, o outro vai ficar sem oportunidade, além do mais, não é todo jovem que é irresponsável, então não devemos generalizar essa questão da falta de respeito e responsabilidade do jovem, e sim encontrar uma solução para o jovem se encaixar no atual mercado de trabalho.
Unknown disse…
Beatriz Salgueiro Martins
2IFEM1- Etec de Praia Grande- Extensão Balneário Maracanã

Boa tarde, Professor!
Com a atual situação do país, muitas empresas cortam gastos, onde muitas vezes nós (jovens), saímos perdendo, pois na ultima década estamos ganhando rótulos: irresponsáveis, mal-educados, inexperientes, com falta de vontade e muitos outros. Mas, de fato, a única coisa que se pode afirmar sobre os jovens é a inexperiência, pois muitos empregadores vêem os jovens com todos esses rótulos e acabamos perdendo por isso, já que o mercado esta cada vez menor e não temos muitas oportunidades para retirar esse rótulo, que de fato, não se agrega a todos os jovens, mas infelizmente,faz todos saírem perdendo.
Na minha opinião, em partes, essa decisão da empresa teve seus pontos positivos, visando maior lucro e produtividade, mas também teve pontos muito negativos, pois nós somos o futuro, e precisamos de oportunidades para adquirir experiência, pois daqui a umas décadas, seremos nós nos lugares dos mais velhos, e de fato, não iremos ter a experiência necessária.
Então, em resumo, não deve-se dar preferencias a uma categoria, pois a outra sempre irá sair perdendo, e muitas pessoas que realmente querem e necessitam também perde por causa de rótulos. E de fato, o treinamento ao jovem é necessário, para que possamos treinar para atender as necessidades dos empregadores e não perder esse espaço no lugar de trabalho.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Murray Mendes 1QUEM1-Sede


Eu, acredito que as empresas estão fazendo isso por causa da experiência de trabalho desse funcionários com mais de 60 anos de idade, pois nosso país está enfrentando uma crise financeira e para as empresas se manterem elas precisam de funcionários que tenham experiência, sejam capazes de seguir ordens, sejam educados, capazes de trabalhar em grupo, e sejam dedicados, o que infelizmente são qualidades que muitos jovens aparentam não ter. Eu consigo entender o motivo delas fazerem isso, eu, na situação de um chefe, ou dono, de alguma empresa, também não contrataria um funcionário que não tivesse essas qualidades, ainda mais no meio de uma crise, mas também devesse pensar que os jovens com isso não conseguiram mostrar do que são capazes,ou não, de exercer algum trabalho e se tem, ou não, essas qualidades.
Unknown disse…
Lucas de Paula Pagliarini da Silva
2IFEM1 - ETEC de Praia Grande Extensão Balneário Maracanã
Boa noite professor!

Vejo a situação atual citada pelo senhor nesse post e nas aulas como uma faca de dois gumes. Num todo temos mais de 14 milhões de desempregados e uma situação digamos não tão boa economicamente para o país, as empresas num momento como esse precisam decidir quais trabalhadores eles darão preferência, pois trabalhadores mais velhos tem mais experiência e responsabilidade na maioria dos casos, já os jovens estão inexperientes e na maioria dos casos ultimamente tendo uma imagem de irresponsabilidade e pouco comprometimento, mas claro que isso não é total mas já foi suficiente para se ter esse rótulo, porém muitas das vezes os jovens estão ávidos para obter experiência e trabalhar, mas a situação do país e o rótulo criado nesses últimos tempos não tem ajudado.
Mas essa questão da faca de dois gumes vai ser de preferência de cada empresa, se vai ir atrás de trabalhadores mais jovens ou mais experientes, cada um tem seus defeitos e pontos positivos, vai da empresa qual será mais viável.
Penso que deveria existir um equilíbrio entres esses tipos de trabalhadores, pois uma empresa apenas com novatos ou só com anciões.Esses cenários não funcionariam tão bem quanto um equilibrado pois os jovens não teriam em quem se espelhar ou ter direções sobre suas tarefas, e os com idade mais avançada não teriam a quem passar seu conhecimento sobre o trabalho, talvez a empresa ser mais conservadora e fechada e também não mentes novas e ávidas para refrescar o ambiente.No meu ponto de vista, um ambiente equilibrado seria ideal e mais funcional, mas a situação atual está crítica de mais para se ter um cenário desses.
Unknown disse…
João Pedro - 2IFEM1
ETEC de Praia Grande - Extensão Balneário Maracanã

Boa tarde professor

No país atual, podemos presenciar mudanças inimagináveis no mercado de trabalho, uma delas presente na situação ao qual os jovens que antes eram empregados em grandes quantidades estão sendo "substituídos" por pessoas acima dos 50 anos, que segundo chefes e pesquisadores tem uma experiência maior no quesito educação, respeito, responsabilidade, comprometimento, etc.
Os jovens de hoje, vêm sendo muitas vezes qualificados como mal-educados, irresponsáveis, etc, coisas que os levam a serem rebaixados no mercado de trabalho. Se pensarmos nessa situação como um ciclo podemos perceber que em algum momento aqueles que possuem a experiência uma hora sairão de seus cargos, e as exigências de experiência para o preenchimento dos cargos vagos serão superiores, pois os jovens que no passado não tiveram a oportunidade de entrar no mercado, continuarão sem experiência ou a terão em um baixo nível (comparado ao dos idosos), sendo assim não haverá alguém para preencher essa vaga.
A contratação de idosos é motivadora e trará maiores lucros, mas de certo modo, eles podem servir de auxílio para que os jovens adquiram mais experiência e assim possam estar em um nível de qualificação alto para que satisfaça as necessidades das empresas contratantes.
Julia Bastos disse…
Julia Bastos - 2IFEM1
Etec de Praia Grande - Extensão Balneário Maracanã

Boa noite.
É inegável que os jovens atualmente não carregam a educação em sua bagagem profissional. Ao invés de se preocuparem em conquistar diplomas e certificados, deviam se preocupar em conquistar a formação básica, pois sem ela não irão a lugar algum.
Aprovo esse método utilizado pela Gol, porém ao mesmo tempo desaprovo. Concordo que os jovens estão cada vez mais decadentes quando se trata de educação e que, pessoas com idade avincada tendem a ter um melhor desempenho quando se trata de comunicação, devido a simples frases que fazem parte de seus vocabulários como por exemplo, "bom dia".
Porém temos que levar em consideração jovens que possuem essa formação básica e que, não conseguem emprego devido a falta de experiência.
A educação é algo que tem que vir de casa, e se você tem, não há nada no mundo que será inatingível pra você.
Stewart Fonseca disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Stewart Fonseca disse…
2IFEM-Etec de Praia Grande | Extensão Balneário Maracanã

Olá professor, boa noite

Muito se confunde a liberdade hoje dada aos jovens com libertinagem . Ao dizer que o respeito, é algo ensinado no âmbito familiar, se esquece que o comportamento é um resultado do sistema escolar a qual o profissional foi submetido. Muitos desses empregados mais experientes tiveram uma educação escolar diferenciada da que nos é dada, com uma rigidez e a imposição que hoje só vista em instituições de nível militar. Dando origem a adultos mais abertos a ordens e um cumprimento de tarefas mais competente. Dessa forma, acredito haja um favoritismo por parte das empresas ao contratar empregados mais velhos, já que estão instruídos a realizar certas funções e possuem maior necessidade, pois, em sua maioria, tem uma família para sustentar. Ao pensar assim, essas empresas limitam oportunidades a alguns jovens, fazendo alternativas, que buscam uma troca de conhecimentos, cada vez mais essenciais dentro do ambiente empresarial.
Com isso, chego a conclusão de que a formação tem sim sua responsabilidade no modo em que jovem se comporta hoje, e que comportamento adequado só é alcançado com alguma vivência, onde empregado que possui experiência, é mais preparado a resolver certas adversidades presentes dentro de uma empresa.
Unknown disse…
Boa noite professor, em minha opinião a perda do espaço de trabalho se deve pela relação dos jovens com sua comunicação que devido aos 'avanços tecnológicos' o jovem se torna cada vez menos comunicativo, mas felizmente não é a maioria absoluta desses jovens porem todos são prejudicados, uma empresa que trabalha muito a comunicação com seus clientes não vão querer funcionários que falem gírias, abreviações ou sejam antipáticos
Com isso chego a conclusão que os jovens não devem ser descriminados ou preteridos e sim reeducados pois se um funcionário segue as normas de uma empresa ele jamais terá problemas.
Unknown disse…
Rubem Lins - 1QUEM1
Unknown disse…
Mas se fizermos a ligação a partir do ponto salarial? Como nos poderíamos colocar o lado da empresa? Digamos assim... a empresa em si tende a optar por pagar salários menores em nosso mercado que esta quebrado, qual seria sua posição sobre?
Kawan Fellipe disse…
Kawan Fellipe Santos Oliveira - N°21
2STEM1 - ETIMPG
---

Não acredito que isso represente uma ameaça a juventude, é um enquadramento de perfis, não se coloca um senhor de 60, 50 anos para trabalhar com atividades físicas tenuantes logo, essas atividades são "restritas" a pessoas mais jovens, é importante que se criem vagas de trabalho para pessoas mais velhas e fora do mercado de trabalho afinal, de certa forma esssas pessoas ajudaram a construir - através de seu trabalho - o mundo em que nós vivemos, logo, é necessário que tenhamos sim vagas para esse público...
Pudim disse…
Pamela Timoteo, Etim Logística - Sede

Boa noite, professor.
Concordo com a iniciativa da empresa, contratar pessoas mais velhas para trabalhar é uma otima idéia , por causa dos muitos anos no mercado de trabalho essa pessoa saiba como agir e falar, diferente dos jovens que acham que só porque tem um diploma acha que é tudo, nós precisamos ver que o mercado de trabalho esta muito competitivo hoje em dia e para ter um bom emprego precisamos ter educação.
Letícia disse…
Letícia Sena - 1° de Segurança do Trabalho, Etec de Praia Grande.

Professor, concordo com a iniciativa da Empresa, quando falamos em contratar uma pessoa mais velha experiente e outra que acabou de sair do ensino médio para o primeiro emprego, vemos que a primeira opção é mais válida. A iniciativa da Empresa mostra que estão preferidos pessoas mais velhas mais pelos seus costumes, por exemplo, meu padrasto tem 60 anos, os costumes dele ainda são os mesmos de quando ele tinha 30 -acordar cedo, fazer tudo que tinha que fazer, e nessas tarefas, ele não se atrasa em nenhuma, ele não perde um dia. Agora colocamos outro exemplo, meu irmão, que acabou de fazer 18 e foi dispensado do exército, acorda tarde é o dia é totalmente perdido, se uma empresa precisasse decidir entre os dois, ela decidiria que meu padrasto, apesar de ser mais velho, tem mais responsabilidade, mais costumes certos e que não faltaria a nenhum dia de trabalho. Então, concordo com a iniciativa da empresa.
Danger disse…
Giovanna Cardoso- 1°ano de segurança do trabalho (1STEM) Etec de Praia Grande-Extensão Balneário Maracanã.
Professor, eu acredito que sim, e isso acontece por que os mais velhos possuem na maioria das vezes uma educação mais rígida, já que em sua infância e a adolescência tinham que seguir regras e se não seguissem tinham que arcar com as consequência. Isso fez com que eles se tornassem adultos responsáveis e comprometidos com as coisas que lhe são destinadas, tornando mais fácil seguir regras, e obedecer as recomendações e ordens de seus superiores (chefes).
Já os jovens, apesar de ter, na maioria das vezes, uma maior e melhor qualificação profissional para o mercado de trabalho, não possuem responsabilidade, ética,e comprometimento. A criação desses jovens foi quase sempre liberal e desprovida de regras e horários, e como não sabem distinguir os tipos de comportamento para cada ambiente acabam levando esses comportamentos para a sua vida profissional. Tornando mais vantajoso a contratação de profissionais já com idade mais avançada, por vez que: eles têem mais experiência; a partir dos 65 anos (dependendo da cidade) eles não pagam mais o transporte, o que livra a empresa de pagar o beneficio do vale transporte; e com a expectativa de vida alta, a empresa acaba por optar em contratar e até qualificar o idoso para inclui-lo no mercado de trabalho.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Jéssica Souza 1STEM Etec Extensão Balneário Maracanã

Então professor, eu concordo completamente com a Gol, por que se for escolher entre um jovem que acabou de sair do ensino e entre um adulto de 50 anos é mais preferível escolher o adulto de 50 anos, pois o jovem do ensino médio está com cabeça de criança ainda, então não vai ter responsabilidade o suficiente para garantir sua vaga, enquanto o de 50 anos vai saber o quão é difícil achar um emprego com essa idade. O Adulto de 50 anos vai ter o dobro de responsabilidade que o jovem de 18 anos.
Unknown disse…
Syang Andrade 1STEM Etec Extensão Balneário´Maracanã

Eu concordo com a empresa professor, por que se for escolher entre um jovem de 18 anos e um adulto de 60 anos é mais preferível escolher o adulto de 60 anos, pois o jovem está com cabeça de criança ainda, então não vai ter responsabilidade o suficiente para garantir sua vaga, enquanto o de 60 anos vai saber o quão é difícil achar um emprego e vai fazer de tudo para ter sua vaga garantida. Lembrando que o adulto de 60 anos vai ter o dobro de responsabilidade que o jovem de 18 anos.
Unknown disse…
Ana Luiza Reis de Souza/1LGEM1 - Etec de Praia Grande (sede)
Olá, professor.
Bom... eu concordo com o senhor. Hoje em dia muitos jovens acreditam que a quantidade de diplomas adquiridos em tão pouco tempo faça com que ele seja melhor que outras pessoas, e com isso eles passam a olhar apenas para cima, esquecendo de como é ter o respeito. A visão da empresa está certa, pois as pessoas com 60 anos são realmente mais respeitosas, a educação antigamente que era passada pelos seus pais, era bem melhor que a de hoje (alguns pais deixam que seus filhos façam o que bem entendem), assim prejudicando aos próprios.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Concordo com a iniciativa da empresa, pois muitos jovens não possui respeito nem educação, com isso a maioria deles acabam criando ou ocasionando problemas no seu ambiente profissional. Muitas vezes por serem criados dessa maneira ou por falta de interesse na hora dos seus estudos, alguns desses jovens até estão estudando por obrigação dos pais, ao em vez de pensar no seu futuro.
Já as pessoas mais velhas tem uma maior noção da vida, sabe como tem dificuldades, quando você é obrigado a amadurecer, com isso elas acabam tendo mais respeito e educação com os outros, e também a maioria das empresas preferem contratar jovens do que pessoas mais velhas pelo custo mais barato porém um trabalho não vai está correto nem dedicado. A ideia de colocarem essas pessoas mais velhas na parte de atendimento, que é onde o comsumidor acaba sendo mais maltratado, é muito boa pois com esse primeiro cargo vai ser descoberto quem está apto ao trabalho e quem possa evoluir para outros cargos.
ETEC Extensão Balneário Maracanã, 1STEM Keizzy Navas.
Sabrina Silva disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Yasmin disse…
Yasmin matos- etec de praia gra de, 1STEM.

Eu concordo com a empresa, conforme já comentado,os jovens de hoje em dia não têm responsabilidade e comprometimento nenhum,eles estão muito preocupados em se forma e conseguirem diplomas,que se esquecem de que sem respeito e educação, comprometimento e responsabilidade eles não vão conseguir nada, não importa na quantidade de coisas que você é formado a empresa nunca vai querer contratar alguém que não tem essas coisas.
Como o senhor comentou na aula,os jovens enquanto estão no ensino médio ou na faculdade mesmo,
cultivam maus hábitos,como por exemplo,chegar atrasado nas aulas.Além disso, eles levam as coisas muito na brincadeira.E infelizmente quando finalmente terminam os estudos e conseguem arranjar um emprego ele leva esses mais hábitos para seu local de trabalho.
Por isso que entre um senhor de 60 anos e um jovem de 20 a empresa vai ficar com o senhor, porque sabe que ele não vai ter esses maus hábitos e de que ele vai mostrar muito mais respeito e comprometimento do que aquele jovem.
Unknown disse…
Ester Guimarães - Etec de Praia Grande - Extensão Balneário Maracanã - STEM1
Concordo com a empresa, acho que estão tomando esta atitude pois pessoas acima de 50 anos costumam ter mais experiencia e comprometimento com as responsabilidades do trabalho, como o senhor disse na sala, os jovens costumam crias hábitos que levam para o mercado de trabalho, como: chegar atrasado, postura inadequada no ambiente de trabalho entre outros, graças a essa tipo de postura e irresponsabilidade perdemos muitas oportunidades de emprego para pessoas que realmente estão interessadas.
Independente da sua especialização ou classe social, sem respeito, seriedade e responsabilidade dificilmente conseguirá uma boa oportunidade de emprego.
Unknown disse…
Amanda Krisley , Etec- Extensão Balneário Maracanã - 1STEM 2017
Bom, eu acho que deveriam deixar mais oportunidades para os jovens, pois eles não tem alguma experiencia, então seria bom ter por onde começar um trabalho,porém eu concordo com a empresa, hoje em dia podemos notar claramente que as gerações passadas tem maior responsabilidade, educação, comprometimento e entusiasmo, da mesma forma que podemos notar que os jovens querem saber mais de baladas, não pensam na educação(são mal educados), e acham que por ter um diploma ou alguma faculdade vão encontrar bom emprego sem ter o senso de que não é apenas um diploma que basta. No entanto pensando nesses fatores a empresa contrataria o senhor pois quer um bom trabalho.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Gustavo Paiva Grilo, Etec-Extensão Balneário Maracanã-1STEM 2017
Não concordo plenamente em tudo em que a empresa esta dizendo,mais em questão da empresa contratar pessoa com a idade acima de 40 ou 50 anos,a empresa esta visando isso para poder ter um perfil mais sério,não que os jovens não tenham mas como já fala são jovens não tem muita experiência no mercado de trabalho. Também tem a questão do respeito,os jovens que saem das escolas e vão em busca de emprego,vem com o espírito de estudantes,sem 'maturidade'vamos dizer assim,e com a falta de maturidade vem as brincadeiras dentro da empresa,que pelo olhar de seus superiores não são bem vistos e com essas brincadeiras podem vir a demissão,e assim ocasionando perca de tempo na produção e na procura de outro profissional da área,já os mais velhos tem mais experiência com o trabalho,sabe que no trabalho não é hora de brincadeiras ele vai ocasionar brincadeiras somente se tiver querendo ser demitido.
Unknown disse…
Geovanna da conceição - 1ADM
Etec de itanhaém

Boa tarde Professor!
De acordo com o seu comentário, o que está levando os jovens a perder espaço no mercado de trabalho é a falta de educação e comprometimento. Sim, concordo com o seu ponto de vista, para muitos isso é um equívoco, porém eu tenho a minha mãe como exemplo. Ela trabalha em uma empresa onde só se contrata pessoas com mais idade, seu patrão disse que opta por isso pela falta de profissionalismo dos jovens e ainda ressalta que minha mãe é um exemplo, mesmo sem completar o ensino médio, sem ter diploma e até mesmo nunca ter tido a carteira assinada, demonstra muito interesse, cumpre os horários e mantém sua postura profissional.
Unknown disse…
Carlos Fernandes 1ADM3 Etec, Itanhaém-SP

Olá Professor
Bom,esse é um assunto um pouco complexo de abordar, pois acredito que, muitas dessas empresas criam um certo Esteriótipo quando estão contratando, independentemente da idade.
Muitos Jovens hoje em dia principalmente, adotam um mau comportamento e não possuem o mínimo de responsabilidade em ambientes profissionais e de estudos (Ensino Regular, Técnicos ou Superiores), que normalmente exigem maiores comprometimento e dedicação de seus integrados, Baseando se nesses fatores, entre outros, essa classe está criando uma imagem cada vez mais negativa de quem contrata, pois para determinados cargos, não é qualquer um que pode exercer, tem que ser pessoas eficientes, responsáveis que queiram mostrar, positivamente falando, o porque estão ali, ou seja, para fazer á diferença, são conceitos básicos, porém importantes. O principal motivo disso estar acontecendo é a forma que estão sendo educados desde o berço, pelas pessoas mais próximas de suas vidas, isso pode influenciar muito no futuro de cada um.
Unknown disse…
Janyne Torquato Ferreira, N°19 - 1QUEM1, Etec de Praia Grande (sede)

Boa Tarde!

Gradativamente ocorre uma inclusão social de pessoas acima de 50 anos em empresas ou indústrias.Geralmente os mesmos são considerados incapacitados por causa de suas idades.Todavia que é uma reflexão refutavel,pois as pessoas acima de 50 anos são mais experientes e responsáveis,podendo estabelecer melhores relações de trabalho um com os outros, além de serem mais ativos.
"A primeira impressão é a que fica", essa frase pesa muito na hora desses indivíduos procurarem empregos, uma vez que o(s) dirigente(s) leva em conta a saúde física, excluindo qualquer chance de aprova-los, mesmo que fossem competentes no cargo cujo se candidataram.
A sociedade é um grande fator determinante pelo preconceito que dissemina com essas pessoas, os excluindo de qualquer oportunidade de emprego.
Unknown disse…
Karoline Moura -ETEC de Praia Grade-Extensão Balneário Maracanã 1STEM

Olá professor, boa tarde.
Vejamos os dois lados da história:
De um lado temos o fato de que os jovens estão perdendo espaço devido a ausência de princípios básicos, como o simples fato de não chegar atrasado no trabaho ou até mesmo algo mais básico ainda, a educação! É nítido esse aspecto da alta qualificação e a grande falta de educação.
A medida que a empresa tomou foi muito inteligente, pois a base de tudo é a educação e se uma pessoa intitulada como especialista ou qualificada para o cargo não possui essa base,então significa que essa qualificação não existe, pois um profissional qualificado va além daquele que estudou durante mais tempo.
Outro ponto que temos que analisar são as dos jovens, em sua parte minoria, que possuem a base já citada, essas pessoas não podem sofrer com a falta de trabalho, por isso mais um ato sábio da empresa: não restringir as vagas à essas pessoas que mesmo sendo jovens se mostram aptas para ocupar o cargo.
Essa notícia é um claro exemplo que coisas essenciais vem de casa, pois o comum de nossa sociedade é o alta conhecimento adquirido com o estudo e a grande ausência de edução!Que possamos através deste exemplo rever nossos conceitos como também mudar as futuras gerações, pois não será sempre que teremos atitudes sensatas como esta de pensar em todos.
Unknown disse…
Boa noite Marcelo
Como vários colegas falaram ai eu também acredito q um dos grades problemas dos jovens é a falta de educação,e quando vão disputar uma vaga de emprego com uma pessoa mais velha eles já saem atrás porque tem a questão da experiência e também porque na visão das empresas uma pessoa mais velha passa a imagem de mais responsabilidade e também devido a crise que o país está passando também contribuí,pois se uma empresa contratar um jovem vai perder tempo treinando e ensinando ele.
Unknown disse…
Boa noite Marcelo
Como vários colegas falaram ai eu também acredito que o grande problema dos jovens hoje é a falta de educação , mais acredito que a crise que o nosso país está passando também contribuí para essas estatísticas ,devido a isso quando um jovem vai disputar uma vaga de emprego ele sai atrás porque não tem experiência e também uma pessoa mais velha passa a imagem de mais responsabilidade e acredito que a empresa prefere pegar um profissional que já tem experiência porque não perderá tempo treinando ou ensinando um inexperiente.
Unknown disse…


Flávia Reis - Etec de Praia Grande - Extensão Balneário Maracanã - STEM1

Bem, me agrada saber que mais oportunidades de emprego fora abertas para pessoas mais velhas e que infelizmente muitas empresas limitem seu contratamento justamente pela suas idades, e preferirem contratar jovens aprendizes, talvez pelo espírito jovem e com anseio de aprender, além do menor custo salarial que é pago à um inciante no mercado de trabalho. Porém é de se imaginar que a exclusão de vagas de emprego para jovens, segundo o dono da empresa aérea Gol, possa ser um fator justamente da falta de comprometimento de muitos jovens hoje em dia, que por ficarem apenas deslumbrados ao saber que irão começar seu primeiro ou mais um emprego acabam se esquecendo que a qualificação não se está apenas em seu currículo, porque na verdade tudo é avaliado, desde quais qualificações curriculares tem até qual educação trouxe de casa.
Porém, mesmo compreendendo a preferência da empresa Gol, acredito que generalizar os jovens podem ser uma errônea decisão.
Unknown disse…




ARIANE KAROLINE - 1STEM - Etec de Praia Grande - Extensão Balneário Maracanã -


Essa atitude é cada dia mais comum a empresas de grande porte, que buscam principalmente comprometimento dos funcionários, as pessoas com mais idade além de experiência no mercado do trabalho, apresentam experiências de vida que os fazem ter mais responsabilidade que os jovens,pessoas mais velhas já cometeram os erros que os jovens hoje cometem .Talvez a personalidade fraca e vulnerável dos jovens mais sucessíveis a mudanças repentinas e impensadas façam que os mesmos tenham dificuldade de iniciar em uma empresa.
Mesma dificuldade que irei enfrentar assim que concluir o curso; como demonstrar responsabilidade e comprometimento suficiente para trabalhar envolvida diretamente com vidas de funcinarios , e gastos financeiros da empresa,colocando em pratica oque apenas foi ensinado na teoria em sala de aul?
Eis uma quetão relativa e complexa
Unknown disse…
Beatriz Sanches- 1STEM - Etec de Praia Grande - Extensão Balneário Maracanã
Creio eu, que as empresas estão adotando a metodologia citada por causa da falta de maturidade no ambiente de trabalho de grande parte dos jovens hoje em dia. Por exemplo, um jovem que acaba de sair do ensino médio, não tem base nenhuma de conhecimento no mercado de trabalho, é um fato que deveria ser observado e levado em consideração pelas empresas. De qualquer forma, as oportunidades deveriam ser dadas a todos, já que o futuro das firmas depende dos jovens.
Unknown disse…



Beatriz Gorrera - ETEC Extensão balneário Maracanã (1STEM)
Oi professor, boa noite
Concordo parcialmente com a empresa gol, todo ser que avalia escolheria uma pessoa com mais de 50 anos, todo mundo pensa em si e no seu benefício e para uma empresa o mais vantajoso é o mais velho, o mais experiente e consequentemente o mais responsável. Os mais velhos foram criados onde a base era a educação, e que todo erro tinha sua consequência, onde o não era não, e que ordens deveriam ser cumpridas, onde a dor chegava mais rápido, ou seja, o mais velho muita das vezes não tem doutorado ou mestrado e sim princípios básicos como reponsabilidade, preocupação e educação. Hoje em dia a dor só demora mais, e quando ela chega já temos 18 anos e um mundo inteiro para enfrentar, um jovem onde a base é “ faz o que você bem entende”, um jovem que finge estar dormindo para não dar o lugar ao idoso, um jovem que sente a pior dor, porque falta comprometimento, responsabilidade e ética. O jovem tem muita documentação, mas o que falta mesmo é a educação, os mais velhos sentiram a dor antes, podemos dizer que não aprenderam da melhor forma, não tiveram o mesmo “boi” mas aprenderam, e o que os jovens deveriam é aprender. Contratar uma pessoa mais velha é contratar alguém com perfeitos valores, contratar alguém experiente é vir educação de brinde, portanto existe exceções, nem todo mais velho é educado e responsável, nem todo jovem é mal-educado e irresponsável, todos merecem uma oportunidade, mas nem todos são interessados, por isso cabe a empresa avaliar a pessoa para o cargo. Não devemos generalizar e sim analisar!
Bruna Rodrigues disse…
Bruna Rodrigues/4 - Etim Logística (comentando novamente)
Boa noite professor!
Concordo com o que senhor disse a respeito da falta de educação em alguns adolescentes hoje em dia. A cada geração que passa, parece que a responsabilidade diminuí e a "folgadisse" aumenta. Alguns jovens acham que estão fazendo um favor para as pessoas por estarem ali ou fazendo determinada tarefa,por outro lado, conheço muitos na fase da adolescência que têm muita maturidade e consciência de seus direitos e deveres, que se esforçam e se dedicam. Talvez o status tenha certa influência, mas nada justifica a falta de educação com todos a sua volta.
MARESSA CANDIDO DE OLIVEIRA - 1STEM1 - ETEC DE PG EXTENSÃO BALNEÁRIO MARACANÃ.

Concordo com a empresa Gol. As vezes o jovem vem do ensino médio ou faculdade ainda com o espírito de que tudo é uma plena diversão, e as vezes o mais experiente já tem a ideia que não é bem assim que funciona. Mas acredito que a empresa pode conversar com o "novato" esclarecer sua posição, de que não será aceito irresponsabilidades, e se a empresa notar que o candidato ou o empregado está com atitudes que desrespeitam as normas, pode sim tomar uma atitude de contratar ou trocar o jovem pelo mais experiente.

"Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela."
- Albert Camus
Unknown disse…
Rafael Henryque De Brito Nelli- 1STEM1 - ETEC DE PG EXTENSÃO BALNEÁRIO MARACANÃ.

Concordo com a empresa. A maioria dos jovens de hoje em dia não tendem a ser comprometidos com as empresas, só pensam em si mesmo. Numa empresa há necessidade que funcionários tenham comprometimento e dedicação, pois assim a empresa terá um maior rendimento. Com os profissionais mais velhos isso acontece com maior frequência, dedicação e comprometimento são as armas deles para combater essa crise. Os jovens em sua maioria não tem com o que se preocupar como: contas, cuidar de uma família, educação dos filhos e etc...
Assim não ligando muito para as necessidades da empresa.
Nataly Bezerra disse…
NATALY BEZERRA SILVA/31 - STEM1- ETEC DE PG EXTENSÃO BALNEÁRIO MARACANÂ

Os jovens saem do ensino médio sem experiência, as empresas devem considerar que com o tempo eles acabam obtendo conhecimento sobre o determinado assunto.Apesar da experiência, os jovens não tem uma educação básica.Concordo com a Gol dar oportunidade para os brasileiros acima de 50 anos, assim a empresa cresce.Porem, o futuro é dos jovens, os adultos vão se aposentar logo.
Gabriel disse…
Gabriel Castellano Teixeira Nº12 - ETEC de Praia Grade-Extensão Balneário Maracanã 1STEM

Acho muito valido o projeto da Gol estimular a contratação de profissionais com mais de 50 anos, pois na maioria das vezes, pessoas que estão nessa faixa etária, acreditam que não vão encontrar oportunidades de trabalho com essa idade e por diversos fatores. O fato é que existe um certo ''preconceito'' na hora de contratar um funcionário, muitas empresas visam encontrar funcionários que possuem mais certificados do que experiencia, (não estou dizendo que, quem tem certificados não tem experiencia) mas como o senhor disse não adianta a pessoa ter vários diplomas sendo que nenhuma destas titulações qualificam a pessoa para assumir um cargo dentro de uma empresa. E de acordo com uma matéria que eu vi eles buscam mais “equilíbrio entre a jovialidade e a maturidade”, na companhia aérea, e isso fez eu refletir um pouco sobre o assunto, porque na maioria das vezes o jovem sai do ensino médio ou faculdade mas sem o ''principio básico'' a maturidade e o respeito.
Unknown disse…
Os jovens hoje em dia estão cada vez mais sem o interesse te querer um emprego, ou aqueles que tem esse interesse não estão adequados ao cargo em questão, por serem ofuscados e transformados pela sociedade jovem confusa e destruída pelos prazeres maléficos que buscam. Por conta desse fator as empresas buscam contratar pessoas mais experientes, ao invés de optar pelos jovens.
Pedro n° 32 1STEM ETEC PG Maracanã
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Morgana Ribeiro de Lima - Etec de Praia Grande Balneário Maracanã -1STEM
Boa Noite Professor!
Certamente a medida tomada pela empresa foi inteligente, é evidente que uma pessoa acimas dos 50 anos reconhece e valoriza melhor o cargo que é proposto a ela, do que um jovem que esta começando a entrar no mercado de trabalho.Acredito que a questão de criação e educação não venha a ser o único proposito de alguém se tornar mais responsável e sim a experiencia e convivência com uma situação que te force a ver como aquilo é importante para a sua vida. Os mais velhos por exemplo, já tiveram sua juventude com o mesmo pensamento de medo quando entramos no primeiro emprego, ou na primeira entrevista, eles eram exatamente como nós, como qualquer jovem. A diferença é que agora mais velhos, depois de observarem diversas crises no país, a questão de se sustentar por contra própria, de como é difícil manter a estabilidade num mercado que sempre está em mudança etc. Entenderam que uma oportunidade no mercado de trabalho é valiosa, e assim logo se comprometem verdadeiramente ao emprego. O problema com os jovens está sim relacionado a educação, todavia como todos nós, estão em processo de aprendizagem e na maioria das vezes estão preocupados somente com a especialização e diplomas e esquecem das coisas mais simples como o fato de você aprender a ser responsável, organizado, educado etc. Apesar disso, de qualquer forma o jovem está muito mais propício a ter oportunidade do que uma pessoa mais velha, o que se faz importante a integração dessas pessoas mais velhas no mercado de trabalho, então sim concordo com a iniciativa da empresa.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Bárbara Vitoria Alves Mendes Nº05 1STEM1 ETEC de Praia Grande- Extensão Balneário Maracanã



Achei interessante esse projeto da Gol, de contratar pessoas mais "velhas" que muita das vezes quando chegam a essa faixa etária de 50 anos são desprezados pelas empresas, porque as empresas acreditam que eles já estejam cansados e não irá render serviço, mais pelo contrário, como na própria noticia disse pessoas nessa idade tem mais responsabilidade e comprometimento com as atividades propostas. Mas também acredito que não seja viável desprezar os jovens só porque não têm experiências e não têm a mesma bagagem que uma pessoa mais velha, as empresas deve compreender que o mesmo que hoje tem 50 anos, e é responsável, comprometido, e com muitos diplomas, um dia foi um jovem, onde não tinha nada disso mais conquistou tudo com o tempo.

"Toda conquista começa com a decisão de tentar"
lavs disse…
Lavínia Campos Nº:22 -ETEC de Praia Grade-Extensão Balneário Maracanã 1STEM
Boa noite Professor Marcelo!

Após analisar e refletir sobre a matéria cheguei a conclusão de que esse projeto da Gol é muito válido pois infelizmente muitos jovens brasileiros não possuem uma boa competência para manter-se em uma empresa com o porte grande, como a Gol; vários motivos cooperam para esses jovens continuarem perdendo vagas de empregos para pessoas com a idade avançada, como a irresponsabilidade; os jovens muitas das vezes têm poucas coisa para se preocupar, muitos moram com os pais, não precisam pagar contas e não se preocupam com o futuro distante (sem generalização, apenas um ponto de vista sobre a maioria); enquanto as pessoas mais velhas buscam certa estabilidade financeira, pois na maioria dos casos esses empregados precisam sustentar suas famílias, pagar suas contas, e inúmeras outras responsabilidades.
Outro motivo notável é a falta de experiência, grande parte dos jovens estão em busca de empregos para conseguir manter-se em faculdades e normalmente essa busca começa quando o ensino médio termina, o que deixa o jovem sem nenhum diferencial dos outros; já a pessoa mais velha tendo mais tempo de vida adquiriu maior experiência ou até mesmo uma boa qualificação, colocando-as em uma patamar melhor no mercado de trabalho.
A forma para a resolução desse fator é dar mais experiência aos jovens e uma maior estabilidade ao mais velho, Atualmente no Brasil, o nosso governo oferece essa oportunidade de experiência, o programa JOVEM APRENDIZ que esta qualificando diversas pessoas em especialidades necessárias em nosso país. Já a estabilidade dos mais velhos esta sendo discutida, o que nós tanto estamos escutando, a reforma da previdência.

Arthur Cardoso disse…
Boa noite professor!
Concordo com a empresa, na minha opinião estão corretos contratando pessoas acima de 50 anos, pois elas têm mais experiência e responsabilidade. A maioria dos jovens saem das escolas e vão procurar emprego, porém, como acabaram de sair da escola, ainda não têm muita responsabilidade e não levam as coisas a sério, fazendo brincadeirinhas, chegando atrasado e algumas vezes até fingem estar doentes para poder faltar no trabalho. Mas no trabalho tudo é levado a sério, não é igual a escola que você pode ficar faltando e mesmo assim consegue passar de ano, por isso preferem contratar pessoas mais velhas com mais experiência. Contratar uma pessoa sem responsabilidade só vai prejudicar a imagem da empresa e consequentemente causando prejuízos a ela. Além disso, as pessoas com idade mais avançada provavelmente têm em mente que não vão conseguir outro emprego, e consequentemente valorizam mais o emprego que conseguiram tendo o máximo possível de responsabilidade, já os jovens muitas vezes não sabem o valor do emprego que conseguiram e acabam não levando tão a sério.

Arthur Kenji Yamamoto Cardoso Nº04 - ETEC de Praia Grade-Extensão Balneário Maracanã 1STEM
Anônimo disse…
Thyago Luis N°38-ETEC de Praia Grande-Extensão Balneário Maracanã 1STEM1
Boa tarde professor

Achei legal esse projeto da GOL,pois muitas pessoas após completar certa idade se aposentam e param de trabalhar, e reclamm muito por não ter o que fazer.COM esse projeto eles ajudar a empresa já que possuem muita experiencia e são mais focados e dedicados a o que fazem.Já que o jovem de hoje não tem respeito e muitas vezes não ta "nem ai" com a vida,acabam perdendo para os adultos que já são mais experientes.
Unknown disse…
Giovanna dos Santos Soares N° 15 1STEM Etec PG - Extensão Balneário Maracanã.
Muitos empresas acreditam que se contratarem um funcionário mais jovem,ele cobrará menos e um funcionário mais velho e com certa experiência adquirida no ramo irá "cobrar horrores". Porém, é extremamente necessário que se tenha uma visão ampliada do mercado (que está em constante mudança) e que se saiba que cada funcionário trás algo novo para a empresa, seja ele velho ou novo.
Os funcionários mais velhos não são uma ameaça para os mais novos e vice versa, todos devem colaborar e aprender entre si.
O preconceito com os "velhos" por assim dizer, deve ser exterminado e todos devem ser valorizados, porém é de extrema importância que o jovem se mostre mais interessado em aprender.
Adorei a iniciativa da empresa.
Gabriel Ribeiro disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Leonardo Andrade Nº 23 Etec de Praia Grande - Extensão Balneário Maracanã
Achei interessante a ação da empresa Gol, porque muitas empresas ainda tem um certo preconceito com pessoas acima dos 50 anos, mas temos que pensar que um funcionário com experiência faria com que a empresa se beneficiasse bastante pois não precisariam se preocupar tanto porque esse funcionário já saberia o que fazer. Além de que esses funcionários acima dos 50 são bem mais responsáveis e comprometidos com seu serviço do que muitos jovens funcionários.
Gabriel Ribeiro disse…
Não acho valida a iniciativa da Gol!

Boa noite professor Hipolito

Hoje os jovens podem estar perdendo espaço em determinadas áreas do mercado de trabalho por conta de alguns fatores , sejam eles a falta de educação , falta de maturidade , falta de experiência , responsabilidade , falta de vocação e outros fatores que são levados em conta pela empresa quando ela vai buscar um profissional no mercado. A Gol tomou uma inciativa que pode não ser uma das melhores , ou pode até ser , mas será apenas uma boa solução temporária , quantos anos um homem ou uma mulher de 40,50ou até 60 anos poderá trabalhar e gerar lucro para tal empresa antes de se aposentar? Como havia dito antes é uma solução temporária , essas pessoas com mais idade , experiência e maturidade ja foram jovens inexperientes e imaturos , porem todos eles tiveram oportunidade de trabalhar , mostrar seu potêncial e mostrar que pode fazer tudo que uma pessoa com o dobro da sua idade pode fazer . É com o tempo que se adquire experiência e maturidade , é com o tempo que descobrimos os "macetes" da vida . Talvez não seja necessário dizer bom dia a toda pessoa , talvez não seja necessário cumprimentar ou falar com todo homem ou mulher que cruzar seu caminho no elevador . Apenas se fará necessário para esse jovem que talvez seja mais tímido ou reservando ( nem sempre mal educado ) mostrar o porque de eles estar dentro daquela empresa , ocupando o cargo que ocupa e mostrando seu potencial.
Muitos dizem que os jovens são o futuro de tudo , cidades , países , empresas e muitas outras coisas que se comprometam a participar ou fazer, talvez esse jovem precise apenas de um empurrão ou precise apenas ter os olhos abertos para que tenha interesse no trabalho. Um jovem de 18,19 ou 20 anos pode fazer tanto quanto um homem ou uma mulher de 40,45 ou 50 anos.

Gabriel Ribeiro Garcia n°13 1STEM

Etec de Praia Grande-extensão Maracanã
Unknown disse…
Giovanna Maria, 1STEM1 - Extensão ETEC de Praia Grande

Infelizmente os jovens de hoje são desinteressados e não tem total responsabilidade de realizar as coisas, sendo assim, cada vez mais o mercado de trabalho vem diminuindo as chances de que um jovem possa ingressar nas áreas e contratam pessoas mais velhas, por terem experiência,maturidade e responsabilidade.
Enquanto a mentalidade do jovem não mudar, as coisas no futuro irão ficar mais difíceis ainda.
Sabrina Silva disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Sabrina Silva disse…
Sabrina Santos Nº34, 1STEM - ETEC- Extensão Balneário Maracanã

Eu apoio o programa de Gol de empregar pessoas com idade acima de 50 anos, não só apenas por eles terem maior qualificação, preparo e profissionalismo e sim por serem os menos favorecidos no mercado de trabalho, mas como podemos ver nessa notícia os mesmo começam a ser valorizados. Lembro quando minha professora de português disse que tinha orgulho de ter se formado sem a ajuda do "google", e isso é um fato: a internet entrega de bandeja todas as informações que o indivíduo precisa sem qualquer esforço e por conta disso os jovens não são bem preparados para o mercado, pois como o senhor disse: "Podemos ter vários certificados, mas o que adianta se não temos qualificação?".
Gabriella Silverio de Souza Farias n° 16 - 1QUEM1 - Etec de Praia Grande (Sede)

Com a grande demanda de trabalhadores e "pouco" mercado de trabalho, o mesmo tem estado cada vez mais concorrido. Isso, junto as exigências em suas contratações, faz com que o trabalhador necessite estar mais preparado para ganhar destaque.
Infelizmente, uma grande parte dos jovens não tem preparo para encarar o mercado de trabalho frente a alguém mais experiente e com mais idade que ele. Por outro lado, algumas empresas não consideram contratar uma pessoa mais velha para certo cargo, porque acreditam que alguém mais jovem se encaixa melhor em determinada função, o que muitas vezes, não é verdade.
Portanto, a iniciativa da Gol é totalmente válida. E acredito que se o jovem quer conquistar seu espaço no mercado de trabalho, que corra atrás, se especialize, se comprometa, assuma responsabilidade e mostre total interesse em evoluir.
Nalbert Xavier disse…
Nalbert-Nº28-ETIM LOGÍSTICA

Olá professor Marcelo, Eu concordo com esse tipo de iniciativa da Gol pois pessoas com idade acima de 50 anos tem muito mais experiência, responsabilidade e comprometimento, além de ser pessoas com menos favorecimento no mercado de trabalho. E muitos dos jovens não tem tanta responsabilidade e experiência quanto uma pessoa com mais de 50 anos, que já passou por diversas situações no decorrer da vida.
Acredito que fazem esse tipo de seleção, pois pessoas com mais de 50 anos tendem a ter mais responsabilidade e experiência em relação ao adolescente. Também é preciso levar em conta que, a nova geração está se tornando alienada e totalmente desinteressada, então quando não se tem interesse, o adolescente não aprimora suas habilidades, não adquire experiência e assim não toma decisões sozinho, tornando-se então, uma pessoa que não tem responsabilidades para cumprir e não tem em sua bagagem o que mais é pedido no mercado de trabalho: experiência. As empresas precisam diversificar os perfis no mercado de trabalho, pois quando se dá a oportunidade a um jovem, ele criará responsabilidade e terá experiência para atuar em outros núcleos, ou até mesmo em outra área, e para darem tal oportunidade, o jovem (englobo toda a nova geração) deve se mostrar interessado em aprender coisas novas e querer criar uma bagagem que signifique algo em seu currículo.
Ludmila albano De Felice Gomes, número 25, 1STEM
Unknown disse…
Giovana Aparecida Oliveira n°11 enfim logística
Eu concordo que hoje em dia muitos jovens estão esquecendo a educação que é uma base profissional e de vida, em qualquer lugar precisamos de uma boa educação. Porém nem todos são assim,tem jovens buscam experiência no mercado de trabalho, tem responsabilidade,se interessam pelo assunto e só querem atenção de profissionais, pois para ter experiência precisa de oportunidades, é algo que se consegue com o tempo
Unknown disse…
Giovana Aparecida Oliveira n°11 enfim logística
Eu concordo que hoje em dia muitos jovens estão esquecendo a educação que é uma base profissional e de vida, em qualquer lugar precisamos de uma boa educação. Porém nem todos são assim,tem jovens buscam experiência no mercado de trabalho, tem responsabilidade,se interessam pelo assunto e só querem atenção de profissionais, pois para ter experiência precisa de oportunidades, é algo que se consegue com o tempo
Unknown disse…
Giovana Aparecida Oliveira n°11 enfim logística
Eu concordo que hoje em dia muitos jovens estão esquecendo a educação que é uma base profissional e de vida, em qualquer lugar precisamos de uma boa educação. Porém nem todos são assim,tem jovens buscam experiência no mercado de trabalho, tem responsabilidade,se interessam pelo assunto e só querem atenção de profissionais, pois para ter experiência precisa de oportunidades, é algo que se consegue com o tempo
Unknown disse…
É importante a iniciativa da Gol, pois o jovem precisa ter um espaço no mercado de trabalho, para criar experiência, e é muito bom ter pessoas de diferentes idades trabalhando na mesma empresa, pois assim terá uma troca de conhecimento, além de dar oportunidade para mais pessoas, ampliando a diversificação na empresa, sem rotular idade.

Felipe Carvalho de Albuquerque/ Número 10/ 1STEM
Unknown disse…
Alessandro Clayton N°01 1STEM
Etec de Praia Grande - Extensão Balneário Maracanã

A Iniciativa da Gol é interessante, para muitas pessoas desempregadas nessa faixa etária (50 anos), encontrar um novo emprego acaba sendo muito difícil e essa ação abre novas oportunidades para que essas pessoas demonstrem que ainda estão aptas e bem participativas no mercado de trabalho.
A experiência e maior responsabilidade dessas pessoas acaba agradando mais as empresas, que estão necessitando de uma postura mais séria de seus funcionários, coisa que os novos no mercado de trabalho acabam não se preocupando tanto e consequentemente acabam perdendo seu lugar, dependendo de como seguir essa situação, mais empresas podem tomar atitudes como a da Gol.
Unknown disse…
Mariana Ferreira Oliveira Nº 23
1LGEM1 - ETEC de Praia Grande SEDE

É fato que a maioria da juventude atual anda indiferente e, muitas vezes, mal educada. O mundo como um todo anda sempre mudando e inovando e nada melhor para ter em uma empresa é uma pessoa que está crescendo junto a isso, alguém que tenha um contato e facilidade a mais com essa inovação. Esse é o pensamento de muitos jovens, já que a supervalorização deles sempre foi muito presente.
Os mesmas acham que um diploma ou uma facilidade a mais para mexer em aparelhos tecnológicos já é suficiente para conseguir um emprego, mas esquecem que a base de tudo é a educação, respeito e comprometimento.
A escolha de pessoas mais maduras é completamente compreensível, já que não só tem mais experiência como também deveres e obrigações que um jovem não possui.
E isso é muito bom, pois precisamos de um choque de realidade para ver que nem sempre o escolhido é necessariamente o mais jovem.


Unknown disse…
Maria Eduarda Diogo Carvalho-27-1STEM
Boa Noite Professor, Tudo bom?
Bom, eu acho que os jovens de hoje em dia, não tem mais responsabilidades e por conta disso, estão perdendo seu lugar dentro de um empresa, eles funcionam todos a base do “Deixa pra mais tarde” , sendo assim deixando de fazer o que deveriam e indo realizar outras atividades. E as empresas percebem isso, e notam que o trabalho produzido pelos jovens é igual aos das pessoas maiores de 50 anos, entretanto, eles tem mais comprometimento que os jovens, então achei bem legal essa ideia da Gol de fazer esse processo, a demanda será menor e o trabalho produzido será o mesmo e com o bônus de, sair bem feito o Trabalho e sem irresponsabilidade. Então os jovens de hoje em dia estão perdendo seu emprego por conta dessas e outras faltas de comprometimento e responsabilidade.
AKM disse…
Bruna de Souza Santos N°7
1QUEM1 – ETEC de Praia Grande – SEDE
Boa noite, professor!
Acredito que a ação retratada pela Gol pode muito bem abrir novas oportunidades para os mais velhos, e assim, de certa forma, aumentar as chances dos mesmos no mercado de trabalho e fazer com que a sociedade os enxergue de uma maneira mais profissional, como, na minha opinião, deveria ser desde o começo.
Desde a origem da concepção de trabalho, a sociedade procura ter mais lucro do que “prejuízo”, e com os mais velhos não é diferente. É muito mais cabível para uma empresa que o funcionário não apresente complicações durante a jornada de trabalho, que poderão causar mais gastos para a mesma. A ideia de um padrão perfeito de profissional que vem sendo exigido no mercado de trabalho é absurdamente inalcançável. Ter sempre uma boa postura, ter capacidade autônoma, ser um indivíduo que não irá causar gastos a mais e principalmente, alguém com experiência na função exercida.
Unknown disse…
Thalia Assuiti - 1ADM3 Etec de Itanhaém.
Boa noite professor!
Concordo com a visão da maioria de meus colegas, porém, acredito que não seja necessário generalizar todos os jovens como irresponsáveis, ou que os mesmos não tenham comprometimento em relação ao trabalho, mesmo sabendo que há a existência do mesmo no mercado.A cada geração se desgasta a educação repassada, justamente pela necessidade que os pais tem em dar um futuro melhor para os filhos, muitas vezes se ausentando.Acredito que a empresa citada só quis abordar um novo método para que as pessoas mais velhas não sejam desvalorizadas no mercado de trabalho, o que acontece atualmente. Compartilho muita da ideia citada no comentário do meu colega Icaro onde ele diz que muitos jovens acabam se desmotivando no processo até ter estabilidade fazendo com que não se torne um ótimo profissional; o mesmo pode sim ser educado,ético, porém não amar o que faz, o seu desempenho/produtividade não vai ser tão grande quanto o de seu oposto.Justificando atualmente muitos profissionais que não são excelentes em seus cargos, muitas vezes por que não tiverem um contato total com aquela área, nem sempre sabendo dos seus prós e contras, ou até mesmo a dificuldade que seria para chegar onde chegou. Mas o que se vê atualmente são diversos jovens atuando como estagiário nas empresas, e se aprofundando mais nas áreas, conhecendo aquilo que realmente pretende fazer, formando ótimos profissionais.
Unknown disse…
Adoney Esdras Felismino Martins-1QUEM1-N 01-EtEC PRAIA GRANDE

A Medida tomada pela empresa não foi ruim,eles estão dando oportunidades há pessoas que não tem muitas chances no mercado de trabalho e precisa-se muio disse também, porque tem certas pessoas que acham que só porque o senhor é um pouquinho de idade ele não tem chance,não é capaz,não é mais o mesmo,com certeza que os idosos não tem a mesma disposição que o jovem tem, mais isso não quer dizer que ele não possa entrar no mercado de trabalho,e no casos dos jovens perdendo o seu espaço na rede trabalhista, não acho isso totalmente uma verdade os jovens em mais oportunidade de trabalho do que os idosos são em alguns casos específicos que nem esse da gol que o jovem não prevalece mais isso é bom para equilibrar o ''jogo''
Unknown disse…
Tamiris Silva 1ADM3 Etec de Itanháem

Boa tarde professor

Concordo com a iniciativa da empresa, já que ao jovens de hoje ( não todos), não se dedica como deveria, um exemplo é o fato de querer está sempre conectado, pois sabemos que essa geração tem uma necessidade de está conectado e muitas vezes não sabem se para a diversão das suas responsabilidade isso acaba levando as empresa darem mias oportunidades para pessoas mais velhas, não terem esse vicio e serem mais experientes e responsável, realmente fazem qualquer tipo de trabalho com mais dedicação.
Unknown disse…
Luiz Felipe Pomes N°27 2STEM1 ETEC- Extensão Balneário Maracanâ
Ideia muito bem construida e que nos leva a pensar, a atitude de mal ver o profissional da melhor idade é completamente equivocada, pois os colaboradores com essa faixa etária de idade possuem vasto conhecimento e experiência na área.
Não podemos deixar de levar em conta da redução da capacidade física inerente que os
anos nos levam, porém à sempre uma atividade que se encaixará perfeitamente aos quesitos
necessários, além de como citado no texto o comprometimento e a dedicação é unicamente
provido dos anos laborais que somente profissionais capacitados possuem.
Victor Hugo disse…
Victor Hugo Gomes Neto - 1QUEM1 - ETEC PG - SEDE

Boa Noite!
Acho válida a iniciativa dessa empresa, e concordo plenamente que o jovem de hoje em dia não tem dedicação no seu trabalho, distrações e vícios da nova geração provavelmente são os maiores problemas que interferem no rendimento do trabalhador. Certamente os mais velhos possuem maior vontade de trabalhar por terem uma certa carência de oportunidades de emprego, o contrário do jovem da atualidade que vive cercado de oportunidades, de tecnologia e não dão o devido valor ao seu emprego. A responsabilidade e a experiência que as pessoas mais velhas possuem, com certeza é o que faz as empresas cederem suas vagas à essas pessoas.
Unknown disse…
Guilherme Rodrigues Dias Numero 14
Segurança do Trabalho-2 ano

Eu penso que o comunismo nunca foi implantado de fato pela condição dos seres humanos, que são imperfeitos, gananciosos, individualistas e que sempre querem o poder concentrado todo para si. O capitalismo funciona imperfeitamente da mesma maneira. Sempre fazendo com que a concentração de capital acabe indo para a mão da minoria mais rica e ficando por lá mesmo, enquanto diversos pobres de qualquer país estão por aí por si só e passando por dificuldades financeiras.
Unknown disse…
Adriele Barbosa Santos N° 01
2STEM1 - ETEC DE PRAIA GRANDE BALNEÁRIO MARACANÃ

Concordo com o pensamento do coloca acima, que cita que talvez seja na verdade positiva a iniciativa da empresa de fornecer vagas especiais para pessoas com idade avançada, o mercado de trabalho é cheio de oportunidades para jovens instruídos, e até os que não são, tem tido acesso hoje a programas que permitem que engressem no mercado de trabalho e tenha o tão sonhado plano de carreira, além do mais, jovens que se destacam em suas funções mesmo que de baixa importância na empresa, costumam ser reconhecidos a longo prazo, e se pararmos para analisar, pessoas de idade mais avançada não tem na maioria das vezes a possibilidade de desenvolvimento de um plano de carreira, então devemos levar em consideração que mesmo que poucos jovens estejam empregados, aqueles que estão em súmula, devem ter um plano de carreira gerando a possibilidade de crescimento ao longo de sua vida profissional.
Emanuel Barros disse…
Emanuel Alves de Barros N°10 2STEM1
Etec de Praia Grande

Formação em escolas técnicas,cursos e faculdades são extremamente importantes para o mercado de trabalho e principalmente para maiores oportunidades,mas concordo com a ideia de que esta futura geração no mercado de trabalho esquece os princípios básicos para convivência e comprometimento. Existem alguns pontos em que a futura geração não pensa como humildade, respeito e conceitos básicos de educação,falo desta forma porque considero esta uma geração que pode virar um marco na história,podemos ser melhores, mas por ingenuidade ou algo do tipo, não prestamos atenção nas pequenas coisas a são importantes tanto na vida quanto no mercado de trabalho.
Unknown disse…
Lethycia Arruda Borel N-26 2STEM1
ETEC DE PRAIA GRANDE BALNEÁRIO MARACANÃ

A falta de responsabilidade entre ALGUNS jovens é um dos principais fatores que ja estão nos trazendo consequências no mercado de trabalho,o tão pouco que investem em nós futuramente é capaz que não exista... Confesso que é preocupante mas esse fator deveria incentivar o mercado de trabalho a trazer inovações aos jovens,tanto para que sua produção seja proveitosa quanto para que o ambiente seja agradavel. Seria muito mais estrategico essa opção,como dizem "o jovem é a geraçao futura", a questão é:trabalhar em relação a produção,carater do jovem que é a geração de sua empresa ou contratar um idoso que ja não tera tanto proveito em seu trabalho?!
Unknown disse…
Rodrigo Calheiros n 34 - 2stem1 etec/pg-extensão Balneário Maracanã
Gostei muito dessa iniciativa da gol.
Acho que o que precisamos realmente hoje em dia é a compreensão de que pra estarmos aonde estamos já teve um trabalho em cima,pessoas que já lutaram e trabalharam pra isso,e nada mais justo que apesar de não ser um trabalho “pesado” que depende de muito “esforço físico”.
E isso não seria um problema para os mais jovens afinal,acredito que um possa ajudar o outro,porém,não generalizando,mas a maioria dos jovens de hoje em dia,como citado no artigo,não tem o comprometimento devido,além de ser muito materialistas,na verdade deixando todas as noções básicas de educação,e apenas no foco de dinheiro.Muitos entram em negócios não por gostar e sim pelo dinheiro,que na qual não se dão bem,pois se torna algo repetitivo e cansativo,aí podemos ver uma falta de comprometimento,onde não buscam o que realmente gostam,muitas das vezes por ser complexo ou pela preguiça.Acredito que temos tudo para dar certo,mas certas atitudes deixam isso a desejar,porém voltando no assunto de jovens e profissionais de mais idade,acredito que nenhum influencia no outro sendo na verdade um podendo ajudar o outro.
Thomasrasdew disse…
Thomas de Castro Alves Ferreira/2STEM1

A falta de comprometimento de alguns jovens com a função determinada faz cada vez mais que que percamos o espaço dentro do mercado de trabalho, fazendo assim com que empresas grandes como a Gol prefira pessoas com mais comprometimento e responsabilidade para que ocupe funções como determinadas acima, e para que também possa oferecer um atendimento de qualidade para seus clientes. Portanto precisamos focar mais no que queremos e focar no que podemos fazer para conseguir, ter comprometimento e responsabilidade é uma conseqüência de experiências que vivemos no dia a dia.
Unknown disse…
Emilly Christine Rodrigues Porto nº11 2STEM1
ETEC de Praia Grande - Extensão Balneário Maracanã

Bom, atualmente o mercado de trabalho está exigindo muito e selecionando os melhores, isso faz aumentar a preocupação dos jovens, que querem se preparar cada vez mais. Mas há em uma boa parte, a falta de comprometimento e responsabilidade, o que somando ao fator de inexperiência, muitos acabam perdendo oportunidades em grandes empresas, como é o caso da Gol.
A Gol optou por contratar pessoas mais "velhas", pois através de suas experiências, o comprometimento, responsabilidade, e os principais valores que aprendem em casa estão mais desenvolvidos, tornando-as pessoas preparadas para o mercado de trabalho.
Unknown disse…
Mariana Liza - nº26 - 1QUEM1

A maioria das empresas buscam eficiência, responsabilidade, experiência e comprometimento em seus funcionários. A Gol abriu esse processo seletivo para pessoas com mais de 50 anos, por conta de inclusão e como alega o diretor de Recursos Humanos da companhia por conta do comprometimento que essas pessoas tendem a ter. Agora em relação aos jovens estarem perdendo espaço no mercado de trabalho creio que seja sim pela falta de competência que as empresas querem, experiência é muito difícil um jovem ter já que está iniciando a carreira agora, responsabilidade é outro fator que muito difícil de se encontrar neles junto ao comprometimento. Portanto serão realmente muitas poucas oportunidades que nós jovens teremos.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Michelli Henrique 1ADM3 ETEC de Itanhaém

Penso que o fato dos jovens estarem cada vez mais perdendo espaço no mercado de trabalho, devesse não só a carência dos princípios éticos e morais, mas a falta de experiência contribui para que esse fator ganhe maior proporção.
No mercado há jovens que possuem ótimos princípios, mas infelizmente a outros que não possuem essas qualidades pessoais e acabam fazendo com que os jovens sejam vistos de forma generalizada por serem desprovidos de educação, paciência, respeito, responsabilidade, e que os mesmos não terão a visão de crescimento profissional e o da própria empresa.Com isso por mais que o individuo tenha ótimas qualificações, acaba sendo restringido por não atender a demanda de profissionalismo da empresa, fazendo com que pessoas mais experientes, com qualificações e principalmente melhores princípios, sejam contratadas.
Unknown disse…
Lucas Alves, 1adm3 - Etec Itanhaem

Boa noite Professor Marcelo.
De fato a população jovem está cada vez mais negligente em relação a educação básica e priorizando os tais diplomas, devido isso o espaço no mercado de trabalho vem diminuindo constantemente.
Vale lembrar que o comportamento e humildade no ambiente de trabalho são de suma importância dentro das empresas.
Unknown disse…
Lucas Alves, 1adm3 - Etec Itanhaem

Boa noite Professor Marcelo.
De fato a população jovem está cada vez mais negligente em relação a educação básica e priorizando os tais diplomas, devido isso o espaço no mercado de trabalho vem diminuindo constantemente.
Vale lembrar que o comportamento e humildade no ambiente de trabalho são de suma importância dentro das empresas.
Unknown disse…
GABRIELA GARCIA 1QUEM1- Etim Química de praia grande

Na visão de Marx, a história é marcada pela
luta de classes (dominada é Dominante), por causa da propriedade privada. Segundo ele, é isso que faz com que haja: guerras, fome, pobreza e etc. Marx, apresenta como solução, para esse mundo imposto pelo capitalismo, o comunismo. Para se chegar a um regime comunista, é necessário passar pelo socialismo, que nada mais é que uma ditadura do proletariado. Porém, no regime socialista, assim como em qualquer outra ditadura, não existe liberdade, coisa que é fundamental e natural do homem. Além disso, pelo o que o mundo já presenciou, o comunismo nunca foi alcançado, pois sempre "alguém" se encantava com o poder ditatorial imposto pelo socialismo. Países que tentaram virar comunistas tiveram o seu eminente fracasso, sendo eles: União Soviética, Cuba, China (que foi obrigada a inserir "atributos" capitalistas no seu governo para se "sustentar"), Vietnã e, atualmente, Venezuela. Em todos esses países houve a retirada dos direitos individuais, houve fome e carência de produtos básicos e, principalmente, muita morte. Estima-se que o Socialismo já matou mais de 100 milhões de pessoas em todos o mundo. Um governo baseado nos princípios de que dividir é multiplicar, só pode estar fadado ao fracasso, pois é, matematicamente, impossível multiplicar, dividindo.
Unknown disse…
Algumas empresas estão contratando profissionais com mais de 50 anos, pela sua credibilidade, comprometimento com a empresa, sua formação básica que é bem diferente da de hoje em dia e sua experiência adquirida durando os anos, pois alguns jovens deixam a desejar quando se trata da educação, porque estão cada vez mais focados em conseguir um diploma e esquecem da educação que vem de casa e com isso acabam prejudicando os jovens que realmente querem alguma coisa na vida. Porém a culpa não e totalmente da falta de educação e sim do caráter da pessoa, pois existem jovens que não tem essa formação básica e sabem ter muito mais responsabilidades do que aqueles que tiveram.
Camila 1ADM3 Etec Itanhaém
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Sarah Andrade 1ADM Etec-Itanhaém

Boa noite professor...
Então, ao meu ver as pessoas generalizam de mais os jovens o que é muito injusto, porque por causa de alguns a nossa geração acaba levando uma má reputação no mercado de trabalho, pois não são todos que são irresponsáveis ou que não sabem ter uma certa postura, pelo contrário, vejo muitos com a sede de aprendizado, que a cada dia luta por um futuro melhor. Pra mim isso vai muito da pessoa e não se ela é jovem ou um pouco mais de idade.
Unknown disse…
Boa tarde.
A taxa de desemprego entre jovens tem aumentado. Nao pela falta de respeito,educaçao...
Muitas empresas tem optado por pessoas mais velhas por serem mais experientes.
Na situçao economica em que estamos é mais pertinente a contrataçao de alguem que ja tenha base para ocupar o cargo( ja ter atuado na area especifica por determinado tempo), do que alguem que estaria apenas começando e precisaria de treinamento etc.. o que gera mais gastos para a empresa.
A respeito de educaçao pessoal e moral, creio eu que ,nao só jovens mais pessoas de todas as idades tem esse problema.
E nao somente jovens perdem espaço no mercado de trabalho por nao ter respeito, comprometimento e saber "ser um bom profissional".
Unknown disse…
Thalita Gregório - 1ADM3 Etec de Itanhaém.
Boa noite professor!
Acredito que o jovem vem perdendo espaço no mercado de trabalho pois a educação, comprometimento e paciência de muitos deles andam em falta e isso acaba manchando a imagem dos jovens no mercado citado. Porém, não podemos generalizar, pois existe muitos jovens com cede de ingressar no mercado com muito empenho e dedicação.
A iniciativa da Gol de dar espaço para as pessoas mais velhas em sua empresa é muito importante pois atualmente a geração mais antiga vem sendo desvalorizada. Mas isso nos mostra que todos temos espaço para adentrar no mercado de trabalho, basta ter qualificações, dedicação e comprometimento suficientes para isso.

Postagens mais visitadas