EMPREGO

Jovem é dispensada em entrevista de emprego não se vestir de forma "conservadora"


Redação Vida e Estilo                                                                                                                                      Yahoo Vida e Estilo7 de março de 2017

                                                 Reprodução/Facebook Rosie Reilly
Imagine você comparecer a uma entrevista de emprego, pronta para mostrar suas qualificações, e ser manda de volta por conta do jeito que você se veste? Foi o que aconteceu com Rosie Reilly, uma jovem inglesa de 26 anos.
Ela se candidatou a uma vaga na ótica Boots e diz que sua entrevista foi interrompida antes da hora unicamente porque sua aparência não estava ‘conservadora o suficiente’. “Passei pelo menos uma hora garantindo que meu cabelo, maquiagem e roupa estivessem perfeitos e apresentáveis. Fui levada a uma sala onde a entrevista começou e a entrevistadora me perguntou coisas gerais, como o que eu estava fazendo no momento”, relatou ao Metro.
A entrevista deveria durar uma hora, mas não passou de dez minutos. “Depois de anotar algumas coisas, ela disse: ‘a segunda parte da entrevista será feita no andar da loja. No entanto, eu não acho que você está vestida de forma conservadora o suficiente para ir até a loja, então faremos a segunda parte da entrevista um outro dia’”.

                                                 Reprodução/Facebook Rosie Reilly
Rosie conta que saiu perplexa do estabelecimento. “Foi quando estava no ônibus indo para a casa da minha namorada foi que o ocorrido me impactou e eu caí em lágrimas”. Ela usou as redes sociais para denunciar o abuso e logo sua história viralizou. Um porta-voz da Boots Opticians disse que a empresa “está decepcionada em saber sobre a experiência da candidata durante a entrevista e que estão investigando a questão mais à fundo”.

Comentários

Unknown disse…
Na minha opinião, tudo bem, cada um tem seu estilo e seu modo de se vestir ou de pensar. Porém , a partir do momento em que entramos em uma empresa, o nosso "modo de se vestir" , deve ser com a camisa da empresa, ou seja, atender os critérios da empresa.
Unknown disse…
Bom cada um de nós temos um estilo e uma maneira de se vestir. Mas quando vamos fazer uma entrevista de emprego, temos que estar vestidos adequadamente para a área que pretendemos trabalhar. Primeiramente devemos pesquisar o perfil daquela empresa e ir com uma vestimenta adequada e tomar todos os cuidados necessários para estar com uma vestimenta correta de acordo com o perfil daquela empresa.

Bruna Golz Silva 1ADM3
Unknown disse…
Eu acredito que tenha ocorrido uma certa falta de pesquisa por parte da candidata, pois para uma entrevista de emprego isso é indispensável, deve-se saber o que é aceitável ou não. Como as colegas acima disseram, todos tem sim seu próprio modo de se vestir mas para uma entrevista de emprego você deve se vestir como a empresa quer.


Rayara Ribeiro 1ADM3
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
No meu ponto de vista não vi como "um abuso", a empresa apenas não se agradou com a forma que ela estava vestida. Sim, Rosie Reilly deveria ter pesquisado sobre a empresa, ver qual seria a vestimenta adequada para a ocasião, ela estava desprovida de informações e por isso foi com um tipo de vestimenta que já está acostumada a usar.

Claudia Oliveira 1ADM3
Unknown disse…
Bom no meu ponto de vista,a candidata não estava com a vestimenta digamos adequada para a empresa ou para o cargo que estava sendo disponibilizado, cada empresa tem sua cultura e o entrevistador tem sim que se aprofundar e pesquisar sobre a empresa e o que ela busca do seus futuros funcionarios. Talvez para uma outra empresa ela estivesse vestida adequadamente pois varia muito de uma empresa para outra, porém para essa empresa pela qual Rosie fazia a entrevista ela não estava condizente com o padrão da empresa.

Mariana Rocha (1adm3).
Unknown disse…
Primeiramente para fazer uma entrevista de emprego temos que pesquisar a história da empresa, a demanda desta, o perfil que ela busca de seus colaboradores...e se vestir de acordo com o que você irá ocupar a vaga usando os critérios da empresa... Nesta hora temos que assumir a postura de Profissional e deixar o pessoal de lado... Considero que a candidata não pesquisou o que se pedia na empresa e por isso eles não interpretaram a forma da roupa dela positivamente.
Unknown disse…
concordo com a Maria Eduarda,a Bruna e a Rayara,cada empresa tem seu perfil e a candidata em questão deveria ter ido pesquisar antes de ir para a entrevista de emprego pra ver se ela se adequava as normas da empresa...
Unknown disse…
A moça Rosie Reily não soube pesquisar direito sobre a empresa, ela se vestiu de uma maneira extravagante para uma empresa que é discreta e formal, se fosse uma entrevista para área de moda ou uma empresa descolada ela não teria problemas com a vestimenta. Devemos ter muito cuidado quando for para uma entrevista de emprego, devemos saber sobre a empresa e a maneira correta de se vestir para não perder a vaga.
Unknown disse…
Creio que todos temos maneiras de nos vestir , porém como todos meus colegas disseram, e concordo, Rosie Reily deveria ter pesquisado mais sobre a empresa o que realmente deseja de um funcionário, a sua vestimenta, comportamento, etc, não só ela nós também quando fomos nos candidatar a uma vaga de emprego. Conhecer a empresa é a melhor forma de nos apresentar adequadamente e não perder a vaga.

Danielly Campos (1ADM3)
Unknown disse…
Ela foi a entrevista vestida de uma forma que para ela era apresentável, mas ela deveria ter visto pelo ponto de vista profissional; verificando se a empresa tem um critério de vestimenta. Ela errou em não ter pesquisado sobre a empresa e ter levado em conta a sua opinião pessoal, e não a profissional.
Assim como a entrevistadora errou em ter falado de forma "rude" que ela não estava vestida adequadamente.

Mariana - 1ADM3
Unknown disse…
Como quase todo mundo disse, realmente não foi um abuso, mas a empresa tem um perfil e queria seguir ele, sem querer discriminar ou coisa do tipo, mas sim achar uma pessoa que se encaixa-se no perfil da empresa e que "vestisse " a camisa da empresa.

Amanda Batista 1ADM3
Unknown disse…
Essa reportagem nos mostra que além de irmos bem vestidos a uma entrevista de emprego, devemos também estudar a empresa, para que possamos ir vestido adequadamente com o perfil dala e não com o que achamos decente, podendo não ser o tipo de roupa que a empresa espera.

Kaique Aguiar-1ADM3
Unknown disse…
Ao se arrumar para entrevista a garota não se preocupou em pesquisar sobre a empresa e ir vestida de um modo que a empresa aprovasse; ela apenas se vestiu elegantemente para seu próprio conceito de se vestir. Com a falta de informação sobre a empresa ela acabou cometendo um erro, porém se fosse uma empresa mais "descolada" ela não sofreria com este erro.
Anny Melatte 1adm3
Unknown disse…
Acredito que antes de uma entrevista de emprego é necessário pesquisar o perfil de cada empresa, saber o que é procurado por cada empresa na hora de procurar um trabalhador.
Independente do gosto pessoal, de vestimentas, de tatuagens ou o que quer que seja, tem que se ter em mente que não é o gosto particular de cada um, e sim o gosto e a necessidade da empresa.
Em administração aprendemos que antes de qualquer entrevista de emprego é necessário ao menos uma breve pesquisa para saber o estilo dá empresa, seus métodos de lidar com o cliente para nós adaptar a empresa e colaborar no momento dá entrevista com respostas inteligentes, nas vestimentas não é diferente já que nossa aparência é a nossa vitrine no momento dá entrevista, não podemos se vestir e se portar de qualquer modo aleatório e sim como a empresa nos pede como colaboradoradores. A candidata inglesa foi bem ousada no seu estilo de se vestir, concordo com a entrevistadora que interrompeu a entrevista por conta disso, ela simplesmente não se encaixou no perfil do funcionário que busca a empresa.
O modo em que uma pessoa se veste e seu estilo é algo muito pessoal que não deve ser julgado por ninguém . Mais deve ser levado em conta que Rosie estava em uma entrevista ou seja deveria estar vestida de um modo respeitável e apresentável, e de acordo com as regras da empresa sobre vestimenta . Em minha opinião Rosie não foi vestida de modo que possa constranger os clientes na segunda parte da entrevista na loja . Em talvez a empresa possa ter sido um pouco criteriosa de mais com Rosie.

Eduardo Nascimento (1ADM3)
Unknown disse…
É discutível a ação da entrevistadora.
o modo que nos vestimos não define nosso caráter, ou o jeito que trabalhamos, tudo bem que a Rosie tem um estilo bem autentico ( realmente concordo ), mas talvez, ela poderia trabalha melhor que todos que já estivessem lá, e perdeu a oportunidade de mostrar seu serviço pelo jeito que se veste.
Tudo bem que cada empresa tem seu jeito de agir, seu estilo de como os funcionários se vistam, mas achei meio a ação da empresa. ( Lembrando que era numa ótica ) a vaga de emprego.
Unknown disse…
Dependendo do perfil da empresa pode ter achado a roupa dela inadequada, mas ela deveria ter pesquisado antes de usar uma roupa que ela se sinta bem ou coisa assim, porque cada empresa tem um perfil e muitas vezes é um pouco rígido nesses termos.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Antes de qualquer coisa, o entrevistado tem que ir a fundo, pesquisar sobre o perfil da empresa, como ele tem agir na hora da entrevista, como tem que se vestir entre outras coisas.
Acredito que a Rosie não pesquisou e acabou se vestindo da forma que se sentiu bem, correto mas na vida pessoal, mas e a profissional fica como? Cada empresa age de uma forma em relação a isso, e assim você acaba perdendo chances de empregos como Rosie perdeu.

Michelli Santana de Souza (1ADM3)
Julia Guedes disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Julia Guedes disse…
Na minha opinião Rosie falhou ao ter ido a uma entrevista sem ter pesquisado sobre a empresa, porém não a vejo vestida de uma forma inadequada, mas a empresa tinha seus padrões de vestimenta e ela não foi de acordo!
Reforço minha opinião de que vestimenta ou tatuagem não interferem na capacidade do empregado, a empresa também foi falha na hora de não ter dado ao menos a oportunidade para Rosie, ela poderia se tornar uma grande funcionária para eles e aprender a se vestir de uma forma padrão e adequada conforme exige a empresa.

Julia Guedes (1ADM3)
Unknown disse…
Como muitos de meus colegas comentaram, cada um tem seu estilo, cada se veste do jeito que gosta, só que a partir do momento no qual você entra em uma empresa, você deve obedecer e respeitar as normas da mesma. Toda empresa exige uniforme, nem que seja apenas uma roupa social, não podemos nos vestir do jeito que queremos na área de serviço, você vai lidar com diversas pessoas, algumas delas podem achar sua vestimenta irregular ou até mesmo vulgar, isso não teria acontecido se ele tivesse estudado a empresa e seus critérios.
Unknown disse…
É claro que as empresas devem sim escolher pessoas que se adaptem às normas de vestimenta do trabalho. Porém, apesar de que a entrevistadora não estivesse concordodado com o visual de Rosie, ela não deveria ter a impedido de prosseguir com a entrevista somente por causa de sua aparência.

Luana Antunes Guedes-1adm3
Unknown disse…
É claro que as empresas devem sim escolher pessoas que se adaptem às normas de vestimenta do trabalho. Porém, apesar de que a entrevistadora não estivesse concordodado com o visual de Rosie, ela não deveria ter a impedido de prosseguir com a entrevista somente por causa de sua aparência.

Luana Antunes Guedes-1adm3
Eduarda lima disse…
Bom..acho que a entrevistadora foi um pouco grossa ao se referir as vestimentas da moça...mesmo que ela não tenha ido de acordo com os patroes da empresa..acho que ela deveria sim ter continuado a entrevista..e se fosse o caso á eliminasse de outra forma mais não assim.
No meu ponto de vista a entrevistadora deveria seguir a segunda entrevista normalmente. se a candidata tivesse o perfil que a empresa estivesse procurando poderia contrata-la e depois explicasse sobre as roupas que ela precisaria vestir no trabalho, se a candidata não concordasse a empresa teria motivo para dispensa-la.



Deise Helena- 1 ADM3

Postagens mais visitadas