Mulher perde emprego “perfeito”

Após 30 minutos por ter tatuagens nas mãos

Noticias Internacional                                                                                    Yahoo Notícias15 de março de 2017



Uma mulher perdeu o emprego meia hora depois de receber uma oferta para trabalhar em uma vaga “perfeita” para ela após admitir que tinha tatuagens nas mãos.
Claire Shepherd, de 27 anos, estava feliz por conseguir a vaga na área comercial durante uma entrevista por telefone com a empresa Dee Set, que oferece soluções para o varejo.
Após ser informada de que sua entrevista havia sido bem-sucedida e de que ela começaria a trabalhar na semana seguinte, Claire recebeu um e-mail falando sobre o dress code (código de vestimenta) da organização e ressaltando que tatuagens deveriam ficar sempre cobertas para não ofender ninguém.
Com a esperança de que a empresa pudesse ter alterado esta política, Claire respondeu à mensagem explicando que tinha tatuagens nas mãos. No entanto, ela perdeu a vaga imediatamente.


Claire pediu que seus amigos compartilhassem a notícia de sua rejeição no Facebook, afirmando: “Eu tenho 6 anos de experiência em cargos de gestão, e minhas tatuagens nunca foram um problema. Pelo menos até eu me candidatar a uma vaga na Dee Set”.
“Fiquei chocada quando eles responderam e disseram que não iriam mais me empregar, já que eu não poderia cobrir minhas tatuagens”.
“Eu era perfeita para a vaga por causa das minhas habilidades, experiência prévia e flexibilidade. Eles claramente pensaram que eu tinha algo a oferecer e seria a pessoa certa para o trabalho, pois já haviam me oferecido o emprego”.
“Estou chocada que ainda exista discriminação contra tatuagens visíveis. Eu achei que isso não acontecia mais. Estou completamente enojada”.
A vaga inicialmente oferecida a Claire – de Swansea, no Reino Unido – envolve aconselhar lojas como Asda, Boots e Sainsbury a respeito de quais produtos do estoque promover, e em qual quantidade.
Claire – que também tem tatuagens no pescoço, nos braços e no colo – ficou surpresa com a rapidez com a qual a publicação se tornou viral, descrevendo o ocorrido como “uma loucura”.
A postagem foi compartilhada mais de 2.500 vezes no Facebook e atraiu o interesse da mídia em diversos países da Europa.
 [Crédito: Facebook/Claire Shepherd]


Comentários

A moça perdeu o emprego por possuir tatuagens em locais que não poderiam serem cobertos, mesmo tendo experiência na área e ser qualificada para o cargo. Infelizmente isso acontece muito, inclusive por outros fatores. Tem empresas que não contratam mulheres que tenham filhos, pois sabem que eles adoecem e precisam da mãe e sendo assim as mulheres precisariam faltar mais ao trabalho, segundo o pensamento dos contratantes.




DEISE HELENA- 1ADM3
Unknown disse…
eu achei muito triste essa questão das tatuagens visíveis,acho que a empresa deveria mudar esta ''politica'',mas acredito que a moça deveria ter pesquisado antes pra que este infeliz incidente não tivesse ocorrido,mas que a empresa deveria rever seus conceitos,deveria.

Gustavo/1dm3
Unknown disse…
Bom pelo fato de Claire ter suas tatuagem em partes que não poderiam ser cobertas a empresa optou por não contratá-la mesmo ela sendo perfeita para o cargo, porém na minha opinião tatuagem não define caráter e se Claire era perfeita para o cargo porque não contratá-la, houve um certo preconceito em relação as tatuagens de Claire, mas também vai do perfil de cada empresa, cada empresa tem sua cultura e o funcionario ou futuro funcionário tem que atender as esses padrões da empresa, querendo ou não.

MARIANA ROCHA (1ADM3).
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Cada empresa tem seus critérios e cabe ao candidato a ver se ele se encaixa nesses critérios. Claire, poderia ter pesquisado a fundo a empresa e lido seu código de vestimentas antes, assim não teria criado tantas expectativas na vaga.
E a empresa não está errada ao não aceitar funcionários com tatuagem a mostra, pois ela trabalha numa área importante que possui uma relação direta com seus clientes. E como a empresa mesmo ressalta, 'tatuagens precisam estar cobertas para não ofender a ninguém', no caso os clientes.

Mariana Alencar - 1ADM3
Unknown disse…
Concordo com a Mariana Alencar cada empresa tem seus critérios e cabe ao candidato a ver se encaixa nesse critérios.
Creio que a empresa está correta,por já ter deixado claro sobre seu código de vestimenta, e querendo ou não a nossa imagem conta muito nos dias de hoje, ainda mas no caso de Claire que iria trabalhar diretamente com o publico.Temos que ter um cuidado sobre tatuagens e piercing em lugares exposto.
Danielly Campos (1ADM3)
Unknown disse…
É realmente uma grande oportunidade que se jogou fora por conta de uma cousa que já é comum bos dias atuais, mas eu acho que a mulher devereia ter pesquisado a política da empresa antes de se candidatar a vaga, as empresas são diferentes e as normas delas também pesquisar antes é sempre bom.

Amanda Batista 1ADM3
Unknown disse…
Antes de se candidatar a qualquer cargo em uma empresa, a pessoa precisa pesquisar as normas e critérios da empresa, por mais que essa pessoa tenha habilidades, competências, não respeitando as normas da empresa pode sim perder a tão desejada vaga.

Michelli Santana de Souza (1ADM3)
Unknown disse…
Neste caso podemos observar extrema importância da pesquisa e da informação sobre a empresa, devemos estar preparados para aquele emprego e ver se o nosso perfil se encaixa com o perfil da empresa.No caso de Claire a empresa entrou em contato com ela sobre as normas de vestimenta,e deixou claro os cuidados que deviam ser tomados, por isso temos que analisar muito bem a empresa em que pretendemos trabalhar para que não venha acontecer nenhuma situação desagradável.

Bruna Golz Silva (1ADM3)
Unknown disse…
Nesse caso a empresa já tem um código de vestimenta pre determinando, então cabe a pessoa ver se ela se encaixa nesse código. Apesar dela ser "a pessoa ideal para a vaga" ela não se adequava a essas normas e infelizmente perdeu uma bela oportunidade.

Kaique Aguiar-1ADM3
Unknown disse…
Apesar de Claire não ter pesquisado sobre a empresa antes de se candidatar para a vaga e ter errado. Nos dias de hoje julgar alguém por coisas fúteis é muita bobagem, talvez para a empresa seja complicado achar alguém preparado para o cargo como Claire disse que estava. Porém cada empresa/lugar tem suas regras e tatuagens a mostra não era algo aceito pela empresa e acabou sendo onde ela perdeu sua vaga.
Anny Melatte 1adm3
Julia Guedes disse…
Concordo com a Anny Melatte, cada empresa tem suas regras e Claire infelizmente não se informou sobre a política da empresa na qual tinha interesse em trabalhar e por isso perdeu uma grande oportunidade.
Hoje em dia infelizmente, ainda existe empresas e clientes que tem um "pré conceito" por conta de tatuagens e vestimenta. Esse pensamento "primitivo" deveria ser mudado, pois o que deve contar é a qualidade de serviço do empregado.

Julia Guedes (1ADM3)
Julia Guedes disse…
Concordo com a Anny Melatte, cada empresa tem suas regras e Claire infelizmente não se informou sobre a política da empresa na qual tinha interesse em trabalhar e por isso perdeu uma grande oportunidade.
Hoje em dia infelizmente, ainda existe empresas e clientes que tem um "pré conceito" por conta de tatuagens e vestimenta. Esse pensamento "primitivo" deveria ser mudado, pois o que deve contar é a qualidade de serviço do empregado.

Julia Guedes (1ADM3)
Houve um erro da parte da Claire por não ter pesquisado as normas e regras da empresa para saber o que a organização permite e não permite , se ela tivesse pesquisado Claire evitaria esse tipo de problema. Mais como a própria Claire diz no texto ela era a melhor candidata para aquela vaga , tinha passado na entrevista, e tinha experiências e habilidades na área que ela iria trabalhar , então só pelo fato dela ter tatuagens em lugares que são difíceis de esconder e a empresa descartar ela por isso houve sim uma descriminação com Claire .

Eduardo Nascimento Da Silva (1ADM3)
Unknown disse…
Infelizmente, Claire perdeu uma ótima oportunidade de emprego por conta da tatuagem ser muito exposta, mas ela poderia ter pesquisado sobre a empresa, e visto que são rígidos com a questão de vestimenta, ela poderia ter informado sobre sua tatuagem e saber se haveria problema ou não, assim podendo ter evitado essa lamentável situação.

Stefani Cardoso da Silva (1ADM3)
Unknown disse…
Trágico mas não é uma surpresa hoje em dia...
Eu ( minha opinião ) realmente achei errada a atitude da empresa, porque tatuagem não define a capacidade da pessoa, muito menos diz que ela é. Mas, achei uma " falta de cuidado " pode-se dizer assim talvez, por parte da Claire, porque se é uma norma da empresa não admitir funcionários tatuados, caso ela tivesse pesquisado antes a postura da empresa quanto a isso, talvez teria evitado esse... " escândalo "
Unknown disse…
Pode até ser que a empresa tenha tido um "pré conceito" sobre Claire, mas de certa forma ela cometeu um erro a partir do momento em que ela não procurou saber sobre os códigos de vestimenta empresa, apesar dos seus 6 anos de experiência em cargos de gestão, nem todas as empresas seguem as mesmas normas.

Luana Antunes Guedes-1ADM3
Jerceu Alves disse…
Concordo plenamente com a Mariana. ( Cada empresa tem seus critérios e cabe ao candidato(a) ver se ele se encaixa nesses critérios. Claire, poderia ter pesquisado a fundo a empresa e lido seu código de vestimentas antes, assim não teria criado tantas expectativas na vaga.)
Não concordo com o fato dela "expor" a empresa, se existe um código ele tem que ser cumprido, talvez ela fique mal vista por outras empresas.
De qualquer forma eu fico muito chateado por ela não conseguir a vaga, mesmo sendo tão qualificada na área,mas como diria o professor, uma coisa é fato, a empresa que não reconhece os seus talentos está fadada ao fracasso. (Jerceu 1adm3)
Bem, apesar de vivermos em pleno século XXI ainda existe muitos preconceitos, para o cargo que Claire era candidata em minha opinião a atitude da empresa foi completamente equivocada, já que não se deram nem ao menos o trabalho de convida-la para uma entrevista pessoal já que ela se encaixava perfeitamente na vaga, em vez disso simplesmente a dispensaram do cargo por e-mail. Pensando como futuro administrador devemos ser bem cautelosos em nossas escolhas, principalmente falando de tatuagem que é algo permanente em seu corpo, pois o mundo ainda é sim preconceituoso.
Victor Feliciano Santos 1ADM3
Unknown disse…
Na minha visão, no mundo contemporâneo ainda existe diversos tabus a serem quebrados...Esta reportagem nos trás isto, primeiramente cada empresa tem a sua política (neste caso eles ressaltaram que as tatuagens deveriam ser tampadas com alguma vestimenta para não serem vistas), no caso desta moça não tinha como por ela ter tatuagens muito estampadas..Penso que ela até poderia ser a pessoa perfeita à ocupar o cargo porém ela não se encaixa no perfil desta empresa...
As pessoas em geral devem se perguntar quando novo o que quero fazer? Pois tem certas atitudes que tomamos em nossas vidas que só veremos as consequências a longo prazo podem ser positivas ou negativas (neste caso foi negativo)...Não julgo a empresa pois eles adquiriram esta norma diante a visão deles, mas poderiam ter dado a oportunidade sim.
O mundo ainda sim é preconceituoso e cabe ao funcionário pesquisar toda sua história e o que esperam de um colaborador.
(Acho interessante as pessoas que fizerem isso, tomarem o cuidado de se vestir na hora da entrevista por exemplo, mostrar que você tem a tatuagem mas que você teve o cuidado de não deixa-la visível, a empresa busca alguém que se dedique à ela e que preza pela sua imagem)...
Neste contexto DEVEMOS SER PROFISSIONAL.
Unknown disse…
Claire deveria ter pesquisado sobre a empresa e suas normas, porque assim como qualquer lugar existem regras em certos lugares. Antigamente tatuagens era vista como algo de rebeldia, hoje já é muito diferente. Claire poderia sem bem qualificada mas como é norma da empresa, a empresa pode simplesmente contratar outra pessoa. Porém nos dias de hoje é muito comum uma pessoa tem tatuagem então a empresa poderia mudar essa regra, afinal hoje em dia não significa nada uma tatuagem.


Gabriella Monteiro (1ADM3)
Unknown disse…
Geralmente, empresas que tomam essa posição referente a tatuagens/piercings, estão apenas tendo cautela para evitar maus olhados de seus clientes. Mas também existem diversos lugares que não apresentam nenhum problema em contratar candidatos com tattoos, e que têm em vista, os mesmos, como uma maneira de atrair a atenção de seus clientes.
E como pude observar, a maioria dos comentários acima fez notório o que tanto o professor Marcelo nos ensina, e que realmente, é importantíssimo:
"é fundamental pesquisar antes sobre a empresa onde se fará a candidatura".
Por mais que eu não concorde com esse tipo de normas que determinadas empresas adotam, tenho que dizer, que possivelmente, foi nesse fator (não pesquisar sobre a organização) que Claire errou. Caso tivesse buscado informações sobre a empresa em que estava interessada, não teria passado por esse episódio constrangedor.

Carla Pereira. 1ADM
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Como alguns já disseram, primeiramente tatuagem não define caráter, mas infelizmente isso acontece.A respeito das tatuagens, creio que a pessoa deveria observar e informar-se sobre a empresa, sobre quais são suas exigências e etc. Pois há áreas de trabalho, que não são toleradas tatuagens, principalmente nas áreas na qual você tem um contato direto com o cliente, querendo ou não, ainda existe um preconceito com tatuagens, e muito grande,por isso a maioria das empresas deixam claro, que se o cliente possua tatuagem, deve ser em um lugar onde não dê para ver, pelo menos não em seu serviço.Por exemplo meu pai, ele trabalha no Banco Caixa, ele atende e resolve problemas o dia todo, mas ele tem tatuagem,porém ninguém até então sabia,o braço dele é fechado de tatuagens, mas como ele fica de roupa social o dia inteiro, ninguém conseguia ver. Por mais que eu ache isso ultrapassado, concordo em partes com essa questão, pois não vale a pena perder vários clientes por conta de tatuagem, mas enfim,infelizmente é o que ocorre, pessoas super qualificadas estão ficando sem espaço no mercado por conta de acessórios e tatuagens.
Unknown disse…
Como alguns já disseram, primeiramente tatuagem não define caráter, mas infelizmente isso acontece.A respeito das tatuagens, creio que a pessoa deveria observar e informar-se sobre a empresa, sobre quais são suas exigências e etc. Pois há áreas de trabalho, que não são toleradas tatuagens, principalmente nas áreas na qual você tem um contato direto com o cliente, querendo ou não, ainda existe um preconceito com tatuagens, e muito grande,por isso a maioria das empresas deixam claro, que se o cliente possua tatuagem, deve ser em um lugar onde não dê para ver, pelo menos não em seu serviço.Por exemplo meu pai, ele trabalha no Banco Caixa, ele atende e resolve problemas o dia todo, mas ele tem tatuagem,porém ninguém até então sabia,o braço dele é fechado de tatuagens, mas como ele fica de roupa social o dia inteiro, ninguém conseguia ver. Por mais que eu ache isso ultrapassado, concordo em partes com essa questão, pois não vale a pena perder vários clientes por conta de tatuagem, mas enfim,infelizmente é o que ocorre, pessoas super qualificadas estão ficando sem espaço no mercado por conta de acessórios e tatuagens.
Eduarda lima disse…
Bom..acredito que ela deveria ter pesquisado o perfil da empresa...e deveria ter dado uma maneira de cobrir elas.para ficar de acordo com o perfil serio da empresa..e para também não acabar ofendendo algum cliente.
Unknown disse…
Claire deveria ter pesquisado sobre as normas da empresa antes de se candidatar para saber se ela realmente se encaixava 100% , como ela era perfeita por ter muitas habilidades e experiências poderia fazer um grande sucesso favorecendo a empresa. Mas sou totalmente contra a discriminação que acontece com pessoas que tem tatuagens, principalmente na área da saúde. "Por que as pessoas acham que se o DOUTOR tiver tatto ele não vai ser tão profissional como aquele que não tem? "
Deveríamos mudar isso, adquirir mais conhecimentos e deixar esse preconceito de lado, toda tatuagem tem significado cabe às pessoas respeitar os próximos.


Elisangela M M Leite 1ADM3
Eduarda lima disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduarda lima disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduarda lima disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduarda lima disse…
A atitude reflete a liderança! Com certeza a empresa procura um "PROFISSIONAL" dedicado e que preze pela sua imagem que estará diretamente vinculada a empresa.

Neste caso observa-se a extrema importância da pesquisa sobre a empresa, onde claramente CLAIRE se descuidou, devemos estar preparados 100% para o cargo, dentro do perfil prescrito. A moça não era perfeita para o cargo, pois não se encaixava no perfil da empresa, o candidato perfeito deve alem de outros requisitos, não menos importantes, se encaixar também no perfil.
A tatuagem ainda é um tabu para a sociedade, não só para esta ou muitas outras empresas, o que de certo modo acaba obrigando empresas a tomar estes tipos de precauções para não perder negócios. muitos de nós sabemos que a sociedade é divida por classes sendo elas culturais ou econômicas, o que acaba desencadeando uma serie de normas impostas pela sociedade, consequentemente, atinge também o mundo dos negócios obrigando as empresas a adotar certas medidas, como, o estilo de vida de seus clientes, cultural e economicamente, para atrai-los, por este motivo as empresas adotam "perfis".

GABRIEL (1ADM3).

O DUDA retira seu login ai , por favor!
Unknown disse…
Faço das palavras do Gabriel a minha, mas acho que formal muito rigidos!

Postagens mais visitadas